Arrasador

Coritiba faz seu melhor jogo na Série B, goleia no Couto e amplia vantagem na liderança

(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)

O Coritiba venceu por 4 a 0 o Brusque, nessa terça-feira (dia 7) à noite, no Couto Pereira, pela 23ª rodada da Série B. Os gols foram de Igor Paixão, Luciano Castán, Léo Gamalho e Matheus Sales. O time da capital ampliou sua vantagem na liderança da competição, agora com 45 pontos – 5 pontos à frente do vice CRB e oito a mais que o 5º colocado. A equipe catarinense está em 13º lugar, com 27 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Com o placar, o Coritiba confirmou a boa fase, com 4 vitórias nos últimos 5 jogos. Já o Brusque completou 9 jogos seguidos sem vencer (5 derrotas e 4 empates) e 5 partidas sem marcar gols.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Coritiba fez sua melhor partida na Série B, com muita força na marcação, qualidade no apoio dos laterais, bom trabalho dos volantes, meio-campo criativo e ataque eficiente. O Brusque até chegou a incomodar em alguns momentos, mas passou a maior parte do tempo lutando para evitar uma goleada maior.

ARTILHEIROS
O centroavante Léo Gamalho é o artilheiro do Coritiba na temporada, com 17 gols em 34 jogos, à frente dos pontas Igor Paixão (8 gols em 33 jogos) e Waguininho (8 em 36). O zagueiro Luciano Castán tem 5 gols em 36 partidas e o volante Matheus Sales, soma 3 gols em 25 jogos.

Na Série B, Gamalho é o artilheiro da competição, com 11 gols em 22 jogos, empatado com Edu, do Brusque (11 gols em 20 partidas).

ESCALAÇÃO
O técnico Gustavo Morínigo tinha todos os titulares à disposição e escalou o time no mesmo 4-2-3-1 de sempre, com Waguininho (direita), Igor Paixão (esquerda) e Robinho (centro). Já o Brusque não tinha o goleiro Zé Carlos, suspenso, além de oito lesionados: Edilson, Vivico, Juliano, Marco Antônio, Gabriel Taliari, Fillipe Soutto, Nonato e Bruno Lopes.

PRIMEIRO TEMPO
Os primeiros 20 minutos tiveram domínio absoluto do Coritiba, que mostrou força na marcação e qualidade nas jogadas pelas pontas. O time abriu o placar já aos 12, em cruzamento de Robinho e cabeceio de Igor Paixão. Aos 19, depois de escanteio, Val pegou rebote fora da área e chutou. Luciano Castán interceptou no meio da área e chutou na saída do goleiro. Depois disso, o Brusque reagiu e começou a incomodar com bolas altas para a área. O time catarinense teve duas boas jogadas nesse período.

PÊNALTI PERDIDO
Em seguida, aos 36 do 1º tempo, Léo Gamalho sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou, com um chute no centro, e o goleiro reserva Ruan Carneiro defendeu com a perna esquerda. O VAR alertou que o goleiro se adiantou e o árbitro mandou voltar a cobrança. Gamalho cobrou quase no centro e Ruan Carneiro espalmou.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com gol. Já aos 4, Robinho enfiou, Natanael cruzou e Léo Gamalho chutou no cantinho: 3 a 0. O Coritiba seguiu controlando o jogo e teve um golaço anulado aos 17, em belo lançamento para Léo Gamalho, que driblou o zagueiro e fez, mas estava impedido. Aos 20, as primeiras substituições no Coritiba, com as saídas de Robinho, Igor Paixão e Willian Farias para a entradas de Rafinha, Guilherme Azevedo e Matheus Sales. Aos 31, o quarto gol. Matheus Sales roubou a bola no ataque, driblou um zagueiro, invadiu a área e marcou. Aos 34, saíram Biro e Val. E entraram Romário e Gustavo Bochecha.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 18 finalizações (9 certas), 48% de posse de bola, 85% de eficiência nos passes e 12 faltas cometidas. Já o Brusque somou 10 finalizações (1 certa), 52% de posse de bola, 86% de eficiência nos passes e 15 faltas cometidas. Os dados são do site Sofascore.

CORITIBA 4x0 BRUSQUE
Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro (Romário); Willian Farias (Matheus Sales) e Val (Gustavo Bochecha); Waguininho, Robinho (Rafinha) e Igor Paixão (Guilherme Azevedo); Leo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Brusque: Ruan Carneiro; Toty, Ianson, Everton Alemão e Airton; Rodolfo Potiguar (Fio) e Zé Mateus; Garcez (Bruuno Alves), Marlone (Jhon Cley) e Alex Ruan (Diego Mathias); Edu (Thiago Alagoano). Técnico: Jerson Testoni
Gols: Igor Paixão (12-1º), Luciano Castán (19-1º), Léo Gamalho (4-2º), Matheus Sales (31-2º)
Cartões amarelos: Rodolfo Potiguar, Bruno Alves (B). Guilherme Biro (C).
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Local: Couto Pereira, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 - Willian Farias lança. Waguininho domina no peito, gira na área e chuta ao lado.
12 - Gol do Coritiba. Robinho recebe na ponta, finta um e cruza na medida para Igor Paixão, livre entre os zagueiros. Ele cabeceia no canto.
15 - Robinho tenta o gol do círculo central, por cobertura. A bola passa perto sobre o gol.
19 - Gol do Coritiba. Val chuta de fora da área. Luciano Castán intercepta na marca do pênalti e chuta na saída do goleiro.
27 - Marlone cruza da esquerda. A bola desvia e sobra fora da área para Zé Mateus, que invade a área e chuta. A bola passa perto.
30 - Natanael cruza. A zaga tira. Waguininho pega rebote fora da área, invade a área e chuta sobre o gol.
33 - Escanteio. Ianson cabeceia perto, sobre o gol.
36 - Léo Gamalho recebe na área e é derrubado por Alemão. O árbitro marca pênalti. Gamalho bate no centro. O goleiro cai, mas defende com a perna esquerda. O VAR verifica que o goleiro se adiantou e manda repetir a cobrança. Léo Gamalho bate fraco, quase no centro, e o goleiro espalma.

Segundo tempo
4 - Gol do Coritiba. Robinho enfian na ponta, Natanael cruza para a segunda trave. Léo Gamalho domina e chuta no cantinho.
10 – Waguininho dá belo passe em profundidade. Guilherme Biro sai na cara do gol e chuta para fora.
17 – Léo Gamalho recebe nas costas da defesa, dribla o zagueiro e marca o gol. Anulado por impedimento.
27 - Pressão do Coritiba na área. O zagueiro tira mal e Waguininho tenta de calcanhar. O goleiro defende.
31 – Gol do Coritiba. Matheus Sales rouba a bola no ataque, dribla o último zagueiro, invade a área e chuta. O goleiro espalma. Ele pega o rebote e marca.
46 - Thiago Alagoano chuta de fora da área. Wilson espalma no canto.