Publicidade
Pandemia

Coritiba firma parceria e realiza testes de Covid-19 nos jogadores

(Foto: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba e o Mantis Diagnósticos Avançados firmaram parceria para a realização de testes para o diagnóstico da Covid-19. Nesta terça-feira (19), atletas e membros da comissão técnica foram submetidos a testes tipo RT-PCR, no Centro de Treinamento da Graciosa. Os trabalhos físicos de preparação, todavia, seguem de maneira on-line.

Uma equipe de profissionais do Mantis Diagnósticos Avançados esteve presente no CT da Graciosa para a coleta de material, realizada dentro de todas as medidas de segurança e higiene visando à saúde dos envolvidos.

“Hoje o Coritiba iniciou as testagens dos atletas e membros da comissão técnica”, contou o médico do clube Milton Nagai.

O volante Matheus Sales ressaltou a importância da realização do exame e também sobre o protocolo de etapas que foi passado aos atletas do clube. “Foi nos passado um protocolo para quando acontecer a liberação e ele vai ser seguido. Um protocolo muito seguro e que nos deixou muito seguros de quando acontecer a liberação nós podermos vir no CT e treinar. Eu acho que as coisas estão sendo bem feitas e estamos acompanhando bem e fazendo tudo o que está sendo pedido e eu tenho certeza que vamos voltar com segurança”, disse.

O exame feito hoje no CT Bayard Osna é realizado por meio de uma técnica molecular chamada PCR em Tempo Real, em que é identificado o material genético viral em fluidos humanos. Para fazer o exame é necessária uma coleta, que é feita com um raspado de nasofaringe, ou seja, amostra biológica da boca, garganta e nariz (swab nasofaringe ou orofaringe). “Esses testes são feitos a partir de uma amostra retirada do nariz e da boca. Depois disso essas amostras são levadas ao laboratório e lá é feita a extração do RNA do vírus e a PCR. Aí temos o resultado positivo ou negativo desse exame, liberando um diagnóstico para infecção de Covid”, explica Marcela Bonin, diretora do Mantis Diagnósticos.

Os resultados serão avaliados pelo médico infectologista Jaime Rocha e toda equipe de médicos do Coxa. Nos próximos dias, no entanto, os atletas seguem com atividades on-line comandadas pelos preparadores físicos do clube.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES