Divulgação/Coritiba – Avau00ed x Coritiba

O Coritiba perdeu por 2 a 0 o Avaí, nessa sexta-feira (dia 8) à noite, em Florianópolis, pela 10ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 4º lugar, com 17 pontos. Até o final da rodada, ainda pode perder duas posições na tabela. A equipe catarinense está na 3ª posição, com 18 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Com o resultado, o Coritiba segue na “lanterna” do ranking de visitantes, com apenas dois pontos em cinco jogos fora de casa na Série B. O time volta a jogar na segunda-feira, contra o Juventude, em Caxias do Sul (RS).

O técnico Eduardo Baptista completou oito jogos no Coritiba. Ele soma agora quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.

Em relação ao desempenho, o Coxa teve alguns momentos de bom futebol na partida. No entanto, eles foram raros. A maior parte do tempo o time abusou de erros, principalmente nos passes. 

"A equipe que erra essa quantidade de passes é dificl de vencer", admitiu Baptista, após o jogo.

ESCALAÇÃO
O Coritiba teve uma mudança em relação ao último jogo. O meia-atacante Alisson Farias foi poupado, devido ao desgaste físico, e começou no banco. Com isso, Iago Dias virou titular. O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 de sempre, com dois pontas na linha de três (Chiquinho na esquerda e Iago Dias na direita) e com um meia centralizado (Yan Sasse). O centroavante Bruno Moraes e o ponta Pablo começaram no banco. O Avaí atacou no esquema 3-4-3 e se defendeu no 5-4-1. 

PRIMEIRO TEMPO
O Avaí tomou conta do jogo desde o início e empurrou o Coritiba para a defesa. A principal arma do time catarinense foi o jogo pelas laterais. O Coxa ficou recuado e abusou dos erros de passes, falhando até em lances extremamente fáceis. Com esse cenário, o Avaí teve sete jogadas ofensivas com algum perigo na primeira etapa, contra apenas duas do time paranaense. 

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o mesmo cenário. O Avaí seguiu dominando a partida e fez 1 a 0 aos 18 minutos. Rômulo deu passe em profundidade. Capa recebeu na área e chutou cruzado. Dois minutos antes do gol, o Coxa havia feito a primeira substituição: Alisson Farias por Iago Dias. Aos 25, outra troca: saiu o volante Vinícius Kiss e entrou o ponta Nathan, 19 anos, recém-promovido dos juniores. Aos 28, troca de pontas: saiu Chiqunho e entrou Pablo. O Coxa mudou para 4-1-4-1. A linha de quatro do meio-campo tinha Pablo e Nathan nas pontas; e Alisson Farias e Yan Sasse pelo centro. O time avançou, pressionou a saída do adversário e conseguiu criar algumas jogadas de perigo, mas pecou nos momentos decisivos. Aos 41, 

ESTATÍSTICAS
Ao final dos 90 minutos, o Coritiba somou 55% de posse de bola, 9 finalizações (4 certas), 89% de precisão nos passes e 4 escanteios. O CRB teve 48% de posse de bola, 12 arremates (4 certos), 88% nos passes e 4 escanteios. Os dados são do Footstats.

AVAÍ 2 x 0 CORITIBA
Avaí: Aranha; Fagner Alemão, Betão e Airton;  Lourenço (Carlos Alberto), Matheus Barbosa, Judson e Capa (João Paulo); Renato, Rômulo e Rodrigão (Marquinhos). Técnico: Geninho
Coritiba: Wilson; Leandro Silva, Thalisson Kelven, Alex Alves e William Matheus; Vitor Carvalho, Vinicius Kiss (Nathan), Chiquinho (Pablo), Yan Sasse e Iago Dias (Alisson Farias); Alecsandro. Técnico: Eduardo Baptista. 
Gols: Capa (18-2º) e Marquinhos (42-2º)
Cartões amarelos: Vinícius Kiss, Iago Dias, Alex Alves (C). Judson, Marquinhos (A).
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo 

4 – Capa cruza. Renato chuta. Wilson segura.
16 – Betão lança. Renato recebe livre na área e chuta perto, sobre o gol.
17 – Wilson erra na saída de bola. Rodrigão avança até a meia-lua e chuta ao lado.
18 – Boa troca de passes. Chiquinho toc apara Yan Sasse, que recebe na área e prefere chutar. A bola vai para fora. Livre na cara do gol, Alecsandro reclama.
27 – Escanteio. Lourenço cruza. Airton cabeceia perto, ao lado do gol.
29 – Rodrigão dá passe em profundidade. Rômulo sai na cara do gol. Leandro Silva salva no carrinho.
38 – Rodrigão invade a área e chuta cruzado, ao lado.
42 – Iago Dias chuta de fora da área. Aranha espalma.
43 – Contra-ataque. Capa cruza rasteiro. A bola desvia e Wilson salva. 

Segundo tempo
1 – Depois de escanteio, a bola sobra na área para Matheus Barbosa, que chuta para longe.
18 – Gol do Avaí. Rômulo acerta passe em profundidade. Capa recebe na área e chuta cruzado.
28 – Alisson Farias rola para Vitor Carvalho, que chuta para fora.
33 – Alisson Farias chuta perto, sobre o gol.
34 – Alecsandro invade a área e cruza rasteiro. Pablo fura e perde o gol.
41 – Renato cai na área ao dividir com Nathan. O árbitro marca pênalti.
42 – Gol do Avaí. Marquinhos cobra o pênalti à direita de Wilson, que cai para a esquerda.