Valquir Aureliano – Coritiba 1×2 Santos

O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Santos, nessa segunda-feira (8) à noite, no estádio Couto Pereira, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do mandante foi de Léo Gamalho. Com o resultado, o time paranaense ficou com 22 pontos em 15º lugar — um ponto acima da zona de rebaixamento. O Santos é o 9º colocado, com 30 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O gol da derrota do Coxa ocorreu aos 47 minutos do segundo tempo, em contra-ataque de Angelo finalizado por Angulo. A torcida do Coritiba protestou após o apito final com gritos de ‘vergonha, vergonha’. 

ESTREIA
O ponta paraguaio Hernán Pérez (33 anos, ex-Villareal) fez sua estreia pelo Coritiba.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Gustavo Morínigo vinha usando o esquema tático 4-2-3-1 como base, desde o início do seu trabalho, mas dessa vez adotou o 4-1-4-1, com Willian Farias como único volante. A linha de quatro tinha Jesús Trindade e Bruno Gomes centralizados, além de Alef Manga e Hernán Pérez pelos lados do campo. No segundo tempo, porém, o treinador retornou aos 4-2-3-1.

O 4-1-4-1 do Coritiba no primeiro tempo (Foto: Reprodução/Premiere)

FASES
Nos últimos 13 jogos, o Coritiba somou 2 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. O técnico Lisca fez seu 3º jogo pelo Santos, agora com 2 empates e 1 vitória.

ARTILHEIRO
O centroavante Léo Gamalho é o artilheiro do Coritiba em 2022 (16 gols em 31 jogos) e no Brasileirão (7 em 16).

ESCALAÇÕES
As baixas no Coritiba Egídio (suspenso) e cinco lesionados: Robinho, Diego Porfírio, Fabrício Daniel, Warley e o goleiro Gabriel (recém-contratado). Outra ausência era Igor Paixão, em negociação avançada com o Feyenoord, da Holanda. No Santos, as baixas eram Camacho, Lucas Pires, Alex e Léo Baptistão. Lisca montou o time no 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi marcado por muita luta pela bola e quase nenhum jogada ofensiva. O Coritiba jogou avançado e pressionando a saída de bola adversário. Conseguiu atrapalhar e retardar a progressão do Santos, mas não construiu chances de gol. Os melhores momentos do mandante foram em arrancadas de Manga e em lançamentos de Bruno Gomes. O visitante até mostrou alguma qualidade na jogada pela esquerda, mas também não incomodou o goleiro Alex Muralha.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o meia Thonny Anderson entrou no lugar de Jesús Trindade. O Coxa mudou para o 4-2-3-1, com Thonny (centro), Manga (direita) e Pérez (esquerda) na linha de três. O segundo tempo começou com gol. Já no 1º minuto, Carlos Sánchez cruzou, Madson subiu mais que Willian Farias e cabeceou no canto. O empate veio aos 11, em cruzamento de Thonny Anderson e cabeceio de Léo Gamalho: 1 a 1. Aos 12, entrou o ponta José Hugo no lugar de Manga. O jogo ficou aberto, com ataques frequentes dos dois lados. Aos 27, saiu Pérez e entrou o lateral-direito Nathan Mendes, que ficou improvisado como meia-ponta, mantendo o 4-2-3-1. Aos 39, entraram o centroavante Adrián Martínez e o lateral-direito Natanael. O jogo parecia definido, mas aos 47 Angelo disparou do campo de defesa, em contra-ataque, invadiu a área e rolou para Angulo marcar 2 a 1.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 48% de posse de bola, 15 finalizações (2 certas), 23 faltas cometidas e 83% de precisão nos passes. O Santos teve 17 finalizações (5 certas), 10 faltas cometidas e 85% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 1×2 SANTOS
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre (Natanael), Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; Willian Farias; Bruno Gomes, Jesús Trindade (Thonny Anderson), Alef Manga (José Hugo) e Hernán Pérez; Léo Gamalho (Adrián Martínez). Técnico. Gustavo Morínigo
Santos: João Paulo; Madson, Maicon, Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández e Zanocelo (Bruno Oliveira); Lucas Barbosa (Ângelo), Carlos Sánchez (Balieiro) e Lucas Braga; Marcos Leonardo (Angulo). Técnico: Lisca
Gols: Madson (1-2º), Léo Gamalho (11-2º) e Angulo (47-2º)
Cartões amarelos: Hernán Pérez, Willian Farias (C). Maicon, João Paulo (S).
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
Público: 22.691 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
14 – Belo lançamento. Pérez domina na área e cruza. Maicon salva o Santos.
16 – Felipe Jonathan cruza. Carlos Sánchez entra livre e cabeceia. Biro bloqueia.
42 – Falta na esquerda. Trindade cruza. Castán cabeceia sobre o gol.

Segundo tempo
1 – Gol do Santos. Escanteio. Carlos Sánchez cruza para o meio da área. Madson sobe mais que Willian Farias e cabeceia no canto.
11 – Gol do Coritiba. Thonny Anderson recebe na esquerda e cruza. Léo Gamalho cabeceia no ângulo.
14 – Hernán Pérez arrisca de fora da área e acerta a trave.
16 – Lucas Braga chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
17 – Willian Farias lança. Hernán Pérez salta e cabeceia perto, ao lado.
25 – Lucas Braga cruza. Marcos Leonardo cabeceia perto, ao lado.
28 – José Hugo dispara, invade a área e rola para Bruno Gomes. Ele demora para chutar e é bloqueado.
29 – Carlos Sánchez chuta do bico da área. Muralha espalma para escanteio.
47 – Gol do Santos. Ângelo dispara na direita, invade a área e rola para Angulo chutar, na cara do gol.