Valquir Aureliano

Não foi desta vez. Jogando no Couto Pereira contra o Fortaleza na noite deste sábado (10 de outubro), o Coritiba até jogou mais do que em outras ocasiões (principalmente no segundo tempo) e criou boas chances de gol. Ainda assim, não foi o suficiente para a equipe comandada pelo técnico Jorginho reencontrar o rumo das vitórias – já são quatro partidas sem vencer. E tudo por conta das oportunidades incríveis desperdiçadas por Robson (em duas ocasiões) e Yan Sasse, além de um chute de Jonathan que parou na trave.

Agora com 13 pontos, o Coxa permanece na zona de rebaixamento após 15 rodadas do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza, por sua vez, acumula sete partidas sem perder e, com 21 pontos, ocupa a oitava colocação.

A pressão no Alto da Glória, inclusive, é grande. Antes do jogo de hoje, no hotel e no estádio, torcidas organizadas do clube paranaense cobraram comissão técnica e jogadores. Na próxima quarta-feira, o desafio da equipe será contra o Palmeira, no Allianz Parque, às 18 horas.

Coritiba tem atuação medíocre. Wilson, Matheus Sales e Giovanni Augusto se salvam. Confira as atuações

ESCALAÇÕES

Com o Coritiba jogando em casa, o técnico Jorginho resolveu apostar num time mais ofensivo. Dessa forma, deixaram o onze inicial o zagueiro Rodolfo Filemon, o lateral-esquerdo/meio-campista Guilherme Biro e o volante Ramón Martínez para as entradas do zagueiro Nathan Silva, do meia Giovanni Augusto e do atacante Ricardo Oliveira, de 40 anos, que fez sua estreia com a camisa alviverde – ele não jogava desde março, quando ainda atuava pelo Atlético-MG.

No Fortaleza, Rogério Ceni também fez uma série de mudanças na equipe por conta do desgaste físico após o jogo contra o Galo, no meio de semana, do qual o Leão do Pici saiu vitorioso (2 a 1) mesmo jogando com um atleta a menos em campo desde o primeiro tempo. Entraram no time titular o zagueiro Jackson, o lateral-esquerdo Bruno Melo, o meia-atacante Yuri César, o ponta Osvaldo e o atacante Wellington Paulista. Tinga, Paulão, Carlinhos, Felipe (suspenso) e David foram os preteridos.

O JOGO

O Coritiba era o time mandante. Mas nem parecia. Mesmo utilizando uma escalação em tese mais ofensiva, com dois volantes (e não três, como havia sido nas duas últimas partidas, contra São Paulo e Grêmio) e Giovanni Augusto na armação, o time paranaense era muito lento na transição. Como resultado, pouco conseguia produzir no ataque (o estreante Ricardo Oliveira, por exemplo, praticamente não pegou na bola) e ainda sofria para conter o ímpeto do adversário, que dava muito trabalho com os avanços de Osvaldo pela esquerda do ataque do Fortaleza.

Nos primeiros 25 minutos de jogo, especialmente, o que se viu foi um domínio quase que completo dos cearenses. Juninho (duas vezes) e Wellington Paulista (em três ocasiões) tiveram oportunidade para marcar, mas desperdiçaram – o goleiro Wilson fez uma grande defesa e noutro lance o centroavante do Leão do Pici mandou a bola no travessão.

O Coxa, por sua vez, conseguiu criar dois lances de perigo no primeiro tempo, mas em situações quase fortuitas. Na primeira, aos 14, Robson ficou cara a cara com Felipe Alves depois da falha da zaga do Tricolor de Aço, mas chutou mal, em cima do goleiro, que defendeu. Na segunda, aos 29, Giovanni Augusto fez boa jogada individual e arriscou um chute improvável, que por pouco não foi parar no fundo da rede.

Na volta para a segunda etapa, o técnico Jorginho tentou equilibrar mais a equipe do Coxa e promoveu a entrada de Jonathan no lugar de Natanael na lateral-direita. O  time mandante ainda tinha dificuldade para manter a posse de bola, mas melhorou defensivamente, aos poucos foi ganhando volume no ataque e criou duas grandes chances de gol, aos 5 e aos 10 minutos, com Robson (que perdeu uma oportunidade incrível, livre de frente para o gol) e Jonathan (que mandou a bola na trave).

Aos 12, foi a vez de Ricardo Oliveira deixar o campo para a entrada de Yan Sasse, com Robson passando a jogar como a referência ofensiva. A terceira e última substituição veio na reta final da partida, quando Jorginho colocou Nathan no lugar de Gabriel.

Aos 42 minutos, o Coritiba teve a sua grande chance de abrir o placar e encaminhar os três pontos. Robson recebeu ótimo passe nas costas da defesa, disparou com liberdade para dentro da área e, de frente para o gol, fez o toque para o lado, assistindo para Yan Sasse ficar com o gol aberto. O atacante, porém, não alcançou a bola. E assim o Coritiba, de novo, não alcançou a vitória.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 0 x 0 FORTALEZA

Coritiba: Wilson; Natanael (Jonathan), Nathan Silva, Sabino e Willliam Matheus; Hugo Moura e Matheus Sales; Gabriel (Nathan), Giovanni Augusto e Robson; Ricardo Oliveira (Yan Sasse). Técnico: Jorginho.
Fortaleza: Felipe Alves, Gabriel Dias, Jackson, Roger Carvalho e Bruno Melo; Ronald (Mariano Vázquez) e Juninho (Marlon); Romarinho, Yuri César (Carlinhos) e Osvaldo (Fragapane); Wellington Paulista (Tinga). Técnico: Rogério Ceni.
Cartão amarelo: Nathan Silva (C)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Local: Couto Pereira, em Curitiba, sábado, 19h

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

8 – Inversão de bola para Osvaldo na esquerda. Ele cruza e Wellington Paulista fecha bem na área para chegar batendo de primeira. A bola vai ao lado do gol.

14 – Lançamento para o ataque, a zaga do Fortaleza falha e Robson aparece livre, cara a cara com Felipe Alves. O atacante, porém, chuta em cima do goleiro, que faz grande defesa.

15 – Osvaldo faz boa jogada pela esquerda e rola para Juninho chegar batendo da entrada da área. Vai por cima do gol.

22 – Cobrança de falta de longe. Juninho manda uma bomba direto para o gol e Wilson salva com as pontas dos dedos, mandando para escanteio.

24 – Osvaldo aparece bem de novo pela esquerda e faz passe rasteiro para Wellington Paulista, que aparece entre os defensores para chutar. A bola explode no travessão.

27 – Robson cobra falta de longe, com muita força, e Felipe Alves faz a defensa em dois tempos.

29 – Giovanni Augusto fica com a bola pela esquerda do ataque, perto da linha de fundo. Ele encara o marcador, puxa para a direita e chuta forte. A bola passa perto do travessão.

43 – Osvaldo avança pela esquerda e rola para Yuri César chutar da entrada da área, ao lado do gol.

44 – Romarinho encara a marcação de Sabino pela esquerda, leva a melhor, avança até a linha de fundo e cruza. Wellington Paulista cabeceia firme, mas a bola vai por cima da trave.

Segundo tempo

5 – Cruzamento na medida de Gabriel para Robson, que aparece livre na segunda trave, cara a cara com o gol, e chuta para fora!

10 – Jonathan domina de cabeça e chuta forte de canhota, cruzado. A bola explode na trave.

32 – Sobra de bola na entrada da área fica com Gabriel, que arrisca um chute colocado. Por cima do gol.

39 – Nathan faz boa jogada pela esquerda, chega perto da área e rola para trás. Yan Sasse chega batendo, mas pega mal na bola e manda ao lado do gol.

42 – Robson recebe nas costas da defesa, avança com liberdade e toca para Yan Sasse. Mas o passe sai forçado demais e o atacante não chega na bola, desperdiçando outra oportunidade incrível para o Coxa.