Valquir Aureliano – Coritiba 1×2 Bahia

O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Bahia, nessa segunda-feira (dia 16), no Couto Pereira, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 17º lugar, com 20 pontos, dentro da zona de rebaixamento (ZR). A equipe baiana está na 9ª colocação, com 28 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Em relação ao desempenho, o Coritiba não fez uma boa partida, mas foi superior ao Bahia na maior parte do tempo. Durante os 90 minutos, o time paranaense viveu bons momentos no setor ofensivo, chegou a criar quatro chances e teve um gol anulado. No geral, a partida ficou marcada pelo futebol ofensivo, com 30 finalizações (15 de cada equipe).

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

RETROSPECTO
Como mandante, o Coritiba não perdia para o Bahia há 35 anos. A última derrota havia ocorrido em 1985. Desde então, foram mais 15 confrontos, com 8 vitórias do time paranaense, 6 empates e a derrota dessa segunda-feira.

TÉCNICO
O técnico Rodrigo Santana testou positivo para Covid-19 e não pode comandar o time. Quem ficou no banco foi o auxiliar Pachequinho.

ARBITRAGEM
O Coritiba teve gol anulado aos 32 do 1º. Na jogada, Neilton cai ao dividir com o zagueiro. A bola sobrou para Giovanni Augusto, que invadiu a área e marcou o gol. O VAR chamou, o árbitro verificou e anulou por toque de mão de Neilton. O lance é polêmico. A imagem dá a impressão que Neilton sofreu falta no lance.

ESCALAÇÃO DO COXA
Contaminados com a Covid-19, nove jogadores ficaram fora da partida. Oito nomes já foram divulgados: Galdezani, Nathan Silva, Matheus Bueno, Alex Muralha, Patrick Vieira, Ricardo Oliveira, Nathan e Henrique Vermudt. O clube não confirmou os nomes. Outros desfalques eram Yan Sasse, suspenso, e Cerutti, lesionado.

As novidades na escalação eram a estreia do lateral-direito Mailton, emprestado pelo Atlético-MG, e o meia Mattheus Oliveira.

ESQUEMA TÁTICO
O esquema tático foi o 4-1-4-1, com Hugo Moura como único volante. O meio-campo tinha Mattheus Oliveira (centro), Matheus Sales (centro), Robson (esquerda) e Neilton (direita). Giovanni Augusto ficou improvisado como centroavante.

ESCALAÇÃO DO BAHIA
O Bahia não tinha Juninho Capixaba, João Pedro, Ernando e Elias. O esquema era o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo começou com domínio do Coritiba e gol. Já aos 3 minutos, Giovanni Augusto abriu o placar, aproveitando bom cruzamento de William Matheus. O mandante continuou melhor, principal com bons passes de Mattheus Oliveira e arrancadas perigosas de William Matheus. A partir dos 20 minutos, porém, o Bahia corrigiu a marcação e equilibrou o jogo. O Coxa ainda teve um gol anulado aos 32, por toque de mão de Neilton. O visitante empatou no minuto seguinte, aos 33, após boa jogada do lateral-esquerdo Matheus Bahia e finalização do ponta Elber (ex-Coritiba). No total, o primeiro tempo teve quatro boas jogadas de cada time.

SEGUNDO TEMPO
O jogo recomeçou equilibrado, com os dois times mais organizados no setor defensivo. Mesmo assim, ambos construíram boas jogadas no ataque. Aos 23, a primeira troca no Coxa, com a entrada do centroavante Rodrigo Muniz. O Bahia chegou ao segundo gol aos 26, em lance esquisito. Zeca tentou cruzar, bateu no chão e entrou direto. Aos 35, Sarrafiore entrou em campo. O visitante conseguiu se fechar na defesa e o jogo ficou amarrado até o apito final.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Coritiba somou 16 finalizações (2 certas), 53% de posse de bola, 88% de acerto nos passes e 7 escanteios. O Bahia obteve 15 finalizações (5 certas), 47% de posse de bola, 86% de acerto passes e 5 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CORITIBA 1×2 BAHIA
Coritiba: Wilson; Mailton, Rodolfo Filemon, Sabino e William Matheus; Hugo Moura; Matheus Sales (Pablo Thomaz), Mattheus Oliveira (Sarrafiore), Neilton (Rodrigo Muniz) e Robson; Giovanni Augusto. Técnico: Rodrigo Santana
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Anderson Martins (Juninho) e Matheus Bahia; Gregore e Ronaldo; Fessin, Daniel (Rodriguinho) e Élber (Marco Antônio); Gilberto. Técnico: Mano Menezes
Gols: Giovanni Augusto (2-1º), Elber (35-1º) e Zeca (26-2º) 
Cartões amarelos: Robson, Mailton, Giovanni Augusto (C). Rodriguinho, Ronaldo, Gregore (B).
Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Gol do Coritiba. Mattheus Oliveira enfia. William Matheus recebe na ponta e cruza na medida para Giovanni Augusto chutar na pequena área.
8 – William Matheus divide na área e a bola sobra na cara do gol para Matheus Sales, que chuta ao lado.
11 – Falta de média distância. Mattheus Oliveira cobra na barreira, pega o rebote e chuta forte, ao lado.
18 – Giovanni Augusto cruza na medida para Neilton, que erra o cabeceio e perde boa chance.
23 – Elber recebe na ponta-esquerda, passa por Mailton e chuta cruzado. Wilson defende.
29 – Nino Paraíba cruza. Fessin entra livre e cabeceia forte. A bola passa perto.
32 – Wilson lança. No meio-campo, Neilton cai ao dividir com o zagueiro. A bola sobra para Giovanni Augusto, que dispara, invade a área e chuta no canto. O VAR chama, o árbitro verifica e anula por toque de mão de Neilton. Lance polêmico.
35 – Gol do Bahia. Matheus Bahia faz jogada pela esquerda. Elber recebe na área, finta Filemon e chuta no canto.
46 – Gregore dispara pelo centro, tabela com Gilberto na entrada da árae, sai na cara do gol. William Matheus trava o chute e salva o Coxa.

Segundo tempo
4 – Contra-ataque. William Matheus chuta da entrada da área e manda para fora.
11 – Fessin invade a área, passa por William Matheus e chuta sobre o gol.
16 – Neilton chuta de fora da área. Douglas espalma no ângulo.
23 – Escanteio. Giovanni Augusto cruza para a segunda trave. Robson chuta para fora e perde grande chance.
26 – Gol do Bahia. Zeca cruza da esquerda. A bola bate no chão, engana Wilson e entra direto.