Franklin de Freitas – Adrián Martínez finaliza para defesa de Weverton. Em seguida o Coxa tomaria o segundo gol na derrota diante do Palmneiras

O Coritiba não está mais invicto diante de sua torcida. Na noite deste domingo (dia 12), jogando contra o Palmeiras num Couto Pereira lotado, o time paranaense não foi páreo para o Palmeiras. Atuando numa formação tática nova, com três zagueiros, o Coxa teve problemas para se defender e pouco produziu no ataque. No final, acabou derrotado por 2 a 0, com gols marcados por Dudu e Rony, um em cada tempo. Não bastasse a derrota, o técnico Gustavo Morínigo ainda ganha uma dor de cabeça para a próxima partida, já que Thonny Anderson foi expulso na segunda etapa e terá de cumprir suspensão automática na próxima rodada.

Com o placar, o clube do Alto da Glória estaciona nos 15 pontos e cai para sétima colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Palmeiras alcança os 22 pontos e reassume a liderança da competição.

O público no Couto Pereira neste domingo somou 30.041 torcedores. Trata-se do maior público do Coritiba em 2022.

SÉRIES INVICTAS CHEGAM AO FIM

O Coritiba, com a derrota, viu chegar ao fim duas séries invictas. A equipe comandada por Gustavo Morínigo ainda não havia perdido na temporada como mandante, somando até então 14 jogos de invencibilidade. Agora, são dez vitórias, quatro empates e uma derrota atuando como mandante.

Além disso, o Palmeiras não vencia o Coxa na condição de visitante há 16 jogos, período no qual o time paranaense havia somado dez vitórias e seis empates contra os paulistas. A última vitória palestrina havia sido em 1997, pela Copa do Brasil, por 1 a 0.

CONFUSÃO FORA DO ESTÁDIO E NAS ARQUIBANCADAS

A partida teve uma cena lamentável, com brigas dentro e fora do estádio obrigando a intervenção policial. Os agentes da lei utilizaram gás de pimenta para tentar controlar a situação e esse gás acabou afetando torcedores que estavam dentro do Couto Pereira pacificamente, inclusive crianças. Muitos pais, para tentar proteger seus filhos, colocaram as crianças no fosse do estádio, com funcionários do Coritiba levando esses pequenos para o gramado para que pudessem ficar em segurança. A partida teve de ser paralisada por alguns minutos.

ESCALAÇÕES

Do lado do Coritiba, o técnico Gustavo Morínigo não pôde contar com o goleiro Alex Muralha, lesionado, que se somou aos desfalques de Willian Farias, Andrey, Léo Gamalho e Matheus Alexandre (departamento médico); Egídio e Warley (transição). Em relação ao time que começou jogando contra o São Paulo, no meio de semana, foram quatro alterações: entraram o goleiro Rafael William, o lateral-direito Nathan Mendes, o zagueiro Guillermo e o meio-campista Robinho nas vagas do arqueiro Alex Muralha, do lateral Natanael, do volante Val e do meia-atacante Thonny Anderson.

O Palmeiras, por sua vez, repetiu a escalação vitoriosa diante do Botafogo na última rodada. Abel Ferreira não teve à disposição o meia Raphael Veiga (lesão muscular), os zagueiros Kuscevic e Gustavo Gómez (que servem suas seleções), o lateral-direito Mayke e os volantes Gabriuel Menino e Jaílson (em recuperação).

PRIMEIRO TEMPO

Mesmo diante do frio curitibano, o Palmeiras se sentiu em casa no Couto Pereira ao longo da primeira etapa e mandou na partida. Jogando com três zagueiros, o time do Alto da Glória ficou muito recuado em seu próprio campo e teve dificuldade para sair jogando, diante da forte pressão exercida pelo adversário.

A superioridade palmeirense ficou evidente nas estatísticas. Enquanto os paulistas finalizaram 11 vezes contra o gol de Rafael William (acertando o alvo em três ocasiões), o Coxa só arrematou em quatro ocasiões (nenhuma no gol). O Palmeiras também levou vantagem nos escanteios (5 contra 1) e foi justamente num desses lances que conseguiu abrir o placar, em jogada ensaiada após cobrança de escanteio curto que terminou em chute colocado de Dudu, aos 22 minutos.

SUBSTITUIÇÕES

Ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos, o Palmeiras teve de fazer sua primeira substituição, com Marcos Rocha, lesionado, deixando o campo para a entrada de Gustavo Garcia. Aos 35, mudança tripla com Fabinho, Wesleyu e Rafael Navarro nos lugares de Danilo, Gabriel Veron e Rony. E aos 37, Jorge substituiu Piquerez.

No Coxa, as primeiras substituições vieram logo na volta do intervalo, com os laterais Nathan Mendes e Guilherme Biro saindo para as entradas do lateral Diego Porfírio e do meia-atacante Thonny Anderson. Aos 16 minutos foi vez de Clayton substituir Alef Manga e aos 27, José Hugo e Natanael entraram nos lugares de Adrián Martínez e Guillermo.

SEGUNDO TEMPO

Com as duas alterações no intervalo, o Coxa voltou a campo para a segunda etapa numa nova formação, voltando a jogar no 4-2-3-1. O time melhorou o desempenho e passou a ter mais posse de bola no campo de ataque.

A primeira chance clara de gol para o Coritiba surgiu aos 16 minutos, em boa jogada de Igor Paixão que terminou em grande defesa de Weverton no chute de Adrián Martínez. Na sequência dessa jogada, porém, o Palmeiras encaixou um contra-ataque mortal e ampliou o marcador com Rony.

Se uma reação já tinha ficado difícil, a situação piorou ainda mais aos 26 minutos, quando Thonny Anderson foi imprudente numa disputa de bola com Rony perto da área coxa-branca e acabou cometendo falta dura, tomando um cartão vermelho direto. A partir dali o Palmeiras administrou a vantagem construída e chegou até a marcar o terceiro gol, aos 42 minutos, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance. O COxa teve uma chance clara para descontar já nos acréscimos, com Clayton, mas desperdiçou.

FICHA TÉCNICA

Coritiba 0 x 2 Palmeiras

Coritiba: Rafael William; Henrique, Luciano Castán e Guillermo de los Santos (Natanael); Nathan Mendes (Thonny Anderson), Bernardo Lemes, Robinho e Guilherme Biro (Diego Porfírio); Alef Manga (Clayton), Adrián Martínez (José Hugo) e Igor Paixão. Técnico: Gustavo Morínigo
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Gustavo Garcia), Luan, Murilo e Piquerez (Jorge); Danilo (Fabinho) e Zé Rafael; Dudu, Scarpa e Gabriel Veron (Wesley); Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira
Gols: Dudu (22-1º), Rony (16-2º)
Cartões amarelos: Dudu, Fabinho (P); Guilherme Biro (C)
Cartão vermelho: Thonny Anderson (26-2º)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Público: 27.356 pagantes (30.041 total)
Renda: R$ 1.060.085,00
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), domingo (12 de junho) às 18 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

1 – Dudu corta da direita para o meio e toca para Zé Rafael, que chuta de longe. A bola desvia e passa ao lado do gol.

2 – Bola cruzada na área do Coxa. A zaga afasta e na sobra Veron arrisca um chute forte de fora da área e manda longe do gol.

7 – Gustavo Scarpa recebe na entrada da área, a defesa abre e ele chuta firme, bem colocado. Rafael William se estica e espalma.

8 – Bola cruzada na área do Coxa. Rafael William sai da meta e dá um soco na bola, que cai no pé de Scarpa. O meia do Palmeiras chuta direto para o gol tentando surpreender o goleiro e manda por cima da meta.

9 – Gustavo Scarpa toca para Dudu, que corta o marcador dentro da área e chuta firme buscando o canto mais próximo. Rafael William espalma.

13 – Igor Paixão recebe na esquerda, parte para o meio e chuta de fora da área. A bola desvia e sai em escanteio.

13 – Cobrança de escanteio de Robinho. Guillermo sobe na primeira trave e cabeceia por cima do gol.

22 – Gol do Palmeiras! Cobrança de escanteio curta. Marcos Rocha toca para Gustavo Scarpa, que aciona Dudu na entrada da área. O atacante chuta colocado e Rafael William se estica, mas não alcança a bola.

28 – Dudu recebe de Rony na entrada da área, dribla o marcador e rola para Scarpa vir de trás e chegar batendo. A bola passa por cima do gol.

29 – Guilherme Biro cobra lateral para a área, Adrián Martínez desvia de cabeça e a bola toca no braço do jogador do Palmeiras, que estava aberto. O VAR revisa o lance e a arbitragem diz que não houve pênalti em seguida.

33 – Dudu recebe na direita, lança na frente para Rony e recebe de novo já dentro da área, com um toque de calcanhar. Ele chega batendo forte na bola e manda por cima do gol.

37 – Dudu estica a bola para Rony no ataque. O atacante corta da direita para o meio e chuta muito forte, por cima do gol.

41 – Igor Paixão recebe na esquerda, corta para o meio e chuta longe do gol.

Segundo tempo

4 – Dudu avança até a linha de fundo e cruza forte, rasteiro. A bola chegaria em Rony, mas Guillermo aparece na hora H para interceptar a jogada e evitar o gol.

6 – Igor Paixão avança pela esquerda e inverte com Alef Manga, que já toca de primeira para trás, para Guillermo, que chuta forte na direção do gol. Weverton segura.

16 – Bernardo Lemes toca para Igor Paixão, quie entorta o marcador e toca para Adrián Martínez, O atacante gira dentro da área e chuta à queima-roupa, mas Weverton sai bem da meta e defende.

17 – Gol do Palmeiras! Contra-ataque rápido do Palmeiras. Zé Rafael toca nas costas da defesa para Gabriel Veron, que invade a área e toca de primeira para Rony, que só chuta para o gol.

20 – Igor Paixão parte da esquerda para o meio e chuta firme para o gol, em cima de Weverton, que segura.

26 – Thonny Anderson disputa bola com Rony perto da área. O jogador do Palmeiras dá um carrinho na bola e em seguida toma um pisão do adversário. O VAR é acionado e o árbitro decide expulsar o jogador do Coxa.

34 – Gustavo Scarpa recebe passe na intermediária e chuta muito forte, mas também muito longe do gol.

42 – Bola cruzada na área, Rafael William sai da meta e não cha a bola, que sobra para Dudu empurrar pro gol. Rafael Navarro, porém, estava impedido e atrapalhou o goleiro no lance. Gol anulado.

45 – Clayton recebe lançamento dentro da área e, cara a cara com o goleiro, chuta em cima de Weverton, que defende.