Campeonato Paranaense

Coritiba sofre eliminação histórica ao perder para o Rio Branco

Rio Branco 2x1 Coritiba
Rio Branco 2x1 Coritiba (Foto: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Rio Branco nesse sábado (dia 15), na Estradinha, em Paranaguá, pela 11ª (e última) rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 9º lugar, com 14 pontos. A equipe do Litoral terminou na 10ª colocação, com 11 pontos.

Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final. O Coritiba só precisava de um empate para garantir a vaga. Já o Rio Branco lutava com o rebaixamento — os dois últimos caem para a segund divisão estadual — e conseguiu escapar com a vitória.

A eliminação do Coritiba é histórica. Desde 1988, o clube não era desclassificado já na primeira fase.

O time completou cinco partidas seguidas sem vencer, com quatro derrotas e um empate. A última vitória foi em 24 de abril, no 5 a 0 sobre o Paraná Clube.

Agora, o Coritiba só volta em 28 de maio, quando estreia na Série B, enfrentando o Avaí, no Couto Pereira. Os confrontos com o Flamengo pela Copa do Brasil serão em 2 e 9 de junho.

ESCALAÇÃO
As baixas no Coritiba eram Guilherme Biro, Luiz Henrique, Robinho, Mattheus Oliveira, Cerutti e Pablo Thomaz, todos em recuperação.

DESEMPENHO
O Coritiba repetiu as fracas atuações das últimas rodadas e só foi superior ao Rio Branco em momentos pontuais da partida. O time do Litoral abriu o placar já no primeiro lance da partida, com finalização de cabeça do lateral-esquerdo Pedro Botelho, ex-Athletico Paranaense e Arsenal (Inglaterra). O Coxa empatou aos 14, em escanteio cobrado por Igor e finalização de Wellington Carvalho. Aos 43, a situação ficou complicada para a equipe da capital, com a expulsão de Val, por falta por falta violenta em Marcelinho. Com um a menos, acabou sofrendo o gol de Marcinho aos 21, um golaço por cobertura. O Coxa partiu para o desespero, mas não conseguiu o empate.

RIO BRANCO 2x1 CORITIBA
Rio Branco: Macanhan; Igor Renato Oliveira, Pedro Botelho e Higor; PH, Alex Mineiro (Bernardo) e Zezinho (Jacy); Marcelinho, Demethryus e Douglas. Técnico: Victor Annes
Coritiba: Wilson; Igor, Wellington Carvalho (Dalberto), Luciano Castán e Romario (Valdeci); Willian Farias e Val; Igor Paixão (Natanael), Rafinha e Waguininho (Jhony Douglas); Léo Gamalho. Técnico: Morínigo
Gols: Pedro Botelho (1-1º), Wellington Carvalho (14-1º) e Marcelinho (21-2º)
Expulsão: Val (43-1º)
Cartões amarelos: Renato, Paulo Henrique e Jacy (RB). Wellington Carvalho e Rafinha (C).
Árbitro: José Mendonça da Silva Jr
Local: Estádio Estradinha, em Paranaguá

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1- Gol do Rio Branco. Falta. Alex Mineiro cruza. Pedro Botelho mergulha e marca de cabeça.
13 – Willian Farias chuta de fora. O goleiro espalma no canto.
14 - Gol do Coritiba. Igor cobrado escanteio, Waguininho disputa com a zaga e a bola sobra para de Wellington Carvalho, que finaliza na pequena área.
39 – Willian Farias inverte o jogo e encontra Igor entrando livre. Ele chuta duas vezes. A segunda vai sobre o gol.
47 - Falta na intermediária. Rafinha lança. Léo Gamalho se antecipa ao goleiro e toca de cabeça, sobre o gol.

Segundo tempo
6 - Igor cruza bem da direita, e Léo Gamalho sobe para cabecear no canto direito. A bola passa perto da trave.
9 - Rafinha cobra a falta por cima da barreira, mas sem muita força. Macanhan defende.
21 – Gol do Rio Branco. Após cruzamento da esquerda, a bola sobra para Marcelinho, que toca por cobertura. Golaço.