Sub-23

Coritiba sofre goleada e termina Brasileiro de Aspirantes na lanterna

Jogadores do Juventude comemoram gol
Jogadores do Juventude comemoram gol (Foto: Divulgação/Gabriel Tadiotto/ECJuventude)

O Coritiba perdeu por 5 a 0 para o Juventude, nessa quinta-feira (dia 19) à tarde, em Flores da Cunha (RS), pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O time terminou a primeira fase na lanterna do Grupo A, com 5 pontos em 8 partidas. Antes da última rodada, o Coxa já não tinha mais chances de classificação à próxima fase.

Clique aqui para ver a tabela da competição no site da CBF.

A competição é destinada a jogadores com menos de 23 anos, mas o regulamento permite a utilização de quatro atletas acima dessa idade. Há também o limite de usar no máximo oito atletas sub-19.

OS RESULTADOS DO CORITIBA
Coritiba 1x2 Corinthians
Fluminense 1x1 Coritiba
Coritiba 1x4 RB Bragantino
Santa Cruz 1x0 Coritiba
Coritiba 2x1 Paraná
CRB 1x0 Coritiba
Coritiba 1x1 Fortaleza
Juventude 5x0 Coritiba

REGULAMENTO
Na 1ª fase da competição, os 16 clubes participantes são divididos em dois grupos de oito times cada. Os do grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. Os quatro primeiros de cada grupo avançam. Na 2ª fase, os clubes dos grupos C e D (oito no total) jogam entre si, dentro de cada grupo, em ida e volta. Os dois melhores de cada grupo disputam as semifinais, que serão jogadas em ida e volta. A final também será em dois jogos.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O Coritiba tem usado a base do time sub-20 nos Aspirantes, com alguns reforços do elenco principal. O time vinha sendo comandado pelo técnico Ricardo Quandt, que deixou o clube há duas semanas. Nas duas últimas rodadas, a equipe foi comandada interinamente por Reginaldo Nascimento, ex-jogador do clube.

Em rodadas anteriores, o time de aspirantes usou reforços do profissional, como o goleiro Arthur (23 anos), o meia Luiz Henrique (21 anos), o centroavante Pablo Thomaz (21 anos), o ponta/lateral Guilherme Biro (20 anos) e o ponta Wellissol (22). Nessa quinta-feira, só o lateral Kazu (20 anos) reforçou o time B.

A escalação teve: Marcão; Diogo, Habraão, Márcio Gleyson, Thiago; Bernardo Lemes, Marcos Ulisses, Vinícius Araújo; Cristiano, Kazu (Fonseca), Iruan.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Coritiba foi eliminado na primeira fase, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Ficou em terceiro lugar do grupo, atrás de Inter e São Paulo.

Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. No total, o time paranaense somou seis vitórias, quatro empates e seis derrotas naquela edição.

Em 2019, o campeão foi o Internacional. O Coritiba caiu na primeira fase, ao terminar em 5º lugar entre os oito participantes do Grupo A. Terminou com quatro vitórias, um empate e três derrotas.