Franklin de Freitas

O retorno da torcida do Coritiba ao estádio Couto Pereira em jogos da Série B já tem uma possível data para ocorrer: 25 de setembro, quando o time enfrenta o Guarani. Nesta sexta-feira (17), o Conselho Técnico da CBF aprovou por 14 votos a 6, o retorno do público aos estádios a partir da 25ª rodada.

Pela 25ª rodada, o Coritiba enfrenta o Vitória em Salvador, na próxima quarta-feira (22). Assim, o retorno da torcida coxa-branca ficaria para a partida seguinte no Couto Pereira – que seria no dia 25.

O veto de torcida de estádios ocorre desde quando começou a retomada do futebol, diante da pandemia do coronavírus. Algumas cidades já aprovaram o retorno do público, desde que obedecendo aos protocolos sanitários. Contudo, os clubes falavam em isonomia, já que nem todas as cidades liberavam público.

No caso de Curitiba, há 11 semanas a Prefeitura manteve a chamada “bandeira amarela” de medidas restritivas. Em 18 de agosto, porém, foi liberada a presença de público em estádios, com limitação máxima de 5.000 pessoas, desde que respeitada a ocupação de 20% da capacidade do local. Para o torcedor entrar, é necessário apresentar exame RT-PCR ou antígeno para detecção do novo coronavírus de amostra coletada em até 48 horas antes da data do evento, com resultado negativo, mesmo para quem já tomou as doses da vacina. A comercialização e o consumo de alimentos e bebidas alcóolicas nos estádios estão proibidos.