Publicidade
Planejamento

Coritiba traz técnico com desempenho 1% superior ao do clube

Umberto Louzer: campeão da Série A2 com o Guarani
Umberto Louzer: campeão da Série A2 com o Guarani (Foto: Divulgação/Vila Nova/Douglas Monteiro)

O Coritiba ainda não confirmou, mas tudo indica que Umberto Louzer, 38 anos, será o novo técnico da equipe. O profissional estava no Vila Nova, de Goiânia, e deve ser apresentado em Curitiba na próxima segunda-feira (dia 25).

Na Série B de 2018, Louzer teve aproveitamento de pontos 1% superior ao do Coritiba. Ele comandou o Guarani em 36 rodadas da competição, com 13 vitórias, 11 empates e 12 derrotas – aproveitamento de 46,2% dos pontos disputados. O Coritiba somou 45,6% dos pontos em 38 rodadas em 2018. A diferença, na verdade, é de 0,6%, número que pode ser “arredondado” para 1%.

A comparação apenas em números, claro, não é justa. Serve apenas como referência. Louzer teve um elenco diferente do que o Coritiba. Por outro lado, o treinador teve tempo e apoio da diretoria, tanto que ficou no clube desde janeiro até novembro. Já o Coxa teve quatro técnicos durante a Série B.

Os números mais impressionantes de Louzer foram na segunda divisão do Campeonato Paulista – chamada de Série A2. Ele conquistou o título da competição em 2018, com o Guarani, com 12 vitórias, dois empates e quatro derrotas — 70% de aproveitamento.

Umberto Louzer iniciou como treinador nas categorias de base do Paulista. Ganhou destaque levando o time de juniores até a final da Copa São Paulo de 2017. O clube não pôde disputar a decisão porque um jogador foi inscrito de forma irregular.

Em seguida, Louzer virou auxiliar no Guarani. Trabalhou com Maurício Barbieri, Vadão, Marcelo Cabo, Lisca e Fernando Diniz. Após a saída de Diniz para o Athletico Paranaense, em janeiro de 2018, Louzer foi efetivado como técnico, ganhou a Série A2 e acabou demitido na 36ª rodada da Série B.

Em 2019, assumiu o Vila Nova. Conquistou quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota – para o Goiás, por 2 a 0.

O Coritiba será comandado pelo interino Matheus Costa no domingo (dia 24), na final do primeiro turno do Campeonato Paranaense. O clube demitiu Argel Fucks na semana passada, após a eliminação na Copa do Brasil.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES