Divulgação / Coritiba – Barroca: “Pegamos uma tabela pesada”

Com duas derrotas em dois jogos no Brasileirão de 2020, o Coritiba vê seu pior início na competição desde o ano de 2012. Naquele ano, o time paranaense também largou com duas derrotas nas duas primeiras partidas. Nos outros anos, o Coxa sempre conseguiu ao menos um ponto em duas rodadas.

Em 2012, os algozes do Coritiba foram o Internacional – que venceu por 2 a 0 no Beira-Rio – e o Botafogo – triunfou por 3 a 2 no Couto Pereira. Naquele ano, o time paranaense chegou a flertar com o rebaixamento, mas evitou a queda ao conseguir uma arrancada nas rodadas finais, após a chegada do atacante Deivid.

Em 2020, as derrotas foram para Internacional (1 a 0, no Couto, no último sábado) e Bahia (1 a 0, em Pituaçu, na quarta-feira, 12). Nos dois jogos, o técnico Eduardo Barroca reclamou de pecar em detalhes e da falta de sorte. “Hoje a sorte não esteve do nosso lado. A gente batalhou, brigou, lutou, mas não tivemos competência para colocar a bola pra dentro, o que é muito importante num campeonato como esse”, disse o treinador coxa-branca, ao fim do jogo desta quarta-feira. Nas duas partidas, o Coritiba somou três bolas na trave, mas não fez nenhum gol.

Para Barroca, a tabela do Coritiba é complicada nas primeiras rodadas deste ano. Até porque, até a 10ª rodada, a tabela prevê seis jogos longe do Couto Pereira – se não houver nenhum adiamento. Pela ordem, o time enfrenta Flamengo (em casa, neste sábado), Corinthians (fora), Bragantino (fora), Sport (em casa), Botafogo (fora), Atlético-MG (em casa), Goiás (fora) e Athletico (na Arena da Baixada). “O Coritiba pegou um início de campeonato bastante pesado”, disse o treinador. “Mas precisamos encarar isso de frente, ter personalidade para encarar os adversários e seriedade para avaliar as coisas que fizemos bem e ajustar”.

O treinador ainda considera que o Coritiba sente falta de jogadores importantes, como o volante Matheus Sales, os meias Giovanni e Giovanni Augusto e o meia-ponta Rafinha. Eles estão lesionados e sem previsão de retorno. “Estamos com muito jogadores de fora, hoje eram 11, me parece, e muitos jogadores de meio de campo, jogadores importantes”, falou o treinador.

A arma que resta a Barroca é transmitir confiança ao elenco para as próximas rodadas. “Precisamos assumir nossa responsabilidade, todos nós, e também dar confiança aos jogadores, que estão se dedicando, estão tentando diante de uma série de dificuldades que estamos tendo. Confio muito no grupo de jogadores e precisamos ter serenidade e equilíbrio para sair desse momento”, declarou.

Os dez últimos inícios de Brasileirão do Coritiba

Ano

jogo de estreia

segundo jogo

2008

2×1 Palmeiras (c)

1×2 Figueirense (f)

2009

1×2 Palmeiras (f)

2×4 Santo André (c)

2011

0x1 Atlético-GO (c)

1×2 Corinthians (f)

2012

0x2 Internacional (f)

2×3 Botafogo (c)

2013

2×1 Atlético-MG (c)

0x0 Bahia (f)

2014

0x0 Chapecoense (c)

0x0 Santos (f)

2015

1×2 Chapecoense (f)

2×0 Grêmio (c)

2016

1×0 Cruzeiro (c)

1×2 Santos (f)

2017

4×1 Atlético-GO (c)

0x1 Santos (f)

2020

0x1 Internacional (c)

0x1 Bahia (f)