Valquir Aureliano – Rodrigão comemora gol do Coritiba contra o Paraná

O Coritiba está classificado para a semifinal da Taça Dirceu Krüger – o segundo turno do Campeonato Paranaense. A vaga foi garantida nesse domingo (dia 31), com a vitória por 1 a 0 sobre o Paraná Clube, pela quinta e última rodada da fase de classificação da Taça. Com o resultado, o time da Vila Capanema acabou eliminado.

O Coxa terminou em 1º lugar do Grupo B e vai enfrentar o 2º do Grupo A na semifinal, que é disputada em jogo único com mando de campo da equipe que terminou em primeiro lugar da sua chave. O duelo será no próximo domingo (dia 7), no Couto Pereira, contra o Londrina. A outra semifinal será entre Athletico e Rio Branco, na Arena da Baixada. A final, também em jogo único, ocorre em 10 de abril (quarta-feira).

Já o Paraná Clube só volta a jogar em 27 de abril, quando começa a Série B.

Clique aqui para ver as notas para os jogadores do Coritiba.

Clique aqui para ver as notas para os jogadores do Paraná Clube.

ESTÁDIO
A partida ocorreu na grama sintética do Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, por escolha do Coritiba. O Couto Pereira estava ocupado com o show de Paul McCartney. O clube decidiu adotar torcida única no jogo – sem espaço para visitantes – aceitando recomendação da Polícia Militar e do Ministério Público, que estavam preocupados com questões de segurança no local. O Pinhão tem capacidade para 4.000 pessoas e recebeu público de 2.248 nesse domingo.

RETROSPECTO DO CLÁSSICO
101 jogos
39 vitórias do Coritiba
29 empates
33 vitórias do Paraná Clube
122 gols do Coritiba
122 gols do Paraná

ARTILHARIA
O centroavante Rodrigão, do Coritiba, é o artilheiro isolado do Paranaense. Ele chegou a seis gols em seis jogos na competição.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O Coritiba não tinha Wilson, Thiago Lopes, Iago Dias e Nathan, todos em recuperação. Umberto Louzer fez duas mudanças na escalação. Uma foi a volta de Giovanni, que cumpriu suspensão, no lugar de Wellinton Junior. Outra foi a saída de Matheus Bueno para a entrada do volante Vitor Carvalho. O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 de sempre, com Alano (direita), Brey (esquerda) e Giovanni (centro) na linha de três do meio-campo.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
O Paraná não tinha Maicosuel, Matheus Lopes e Rodrigo Carioca. Recuperados de lesões, Guilherme Santos e Caio Rangel voltaram ao time, entrando nas vagas de Juninho e Jhemerson. Mesmo recuperado, Fernando Neto começou no banco. O esquema tático foi o mesmo do último: defesa no 4-1-4-1 e ataque no 3-4-3. Com a bola, os dois laterais viravam alas ofensivos e o volante Jeferson Lima recuava, formando uma linha de três com os zagueiros.

PRIMEIRO TEMPO
Um empate resultaria na eliminação do Paraná. Com isso, o time tomou a iniciativa e tentou sufocar o adversário. Conseguiu domínio territorial, mas errou demais nos momento do passe criativo e acabou não criando chances na primeira etapa. Só levou algum perigo em dois chutes de fora da área. Já o Coritiba criou cinco boas jogadas ofensivas, quase todas em contra-ataques. O time ficou a maior parte do tempo recuado e esperando erros do adversário – que aconteceram com frequência. Em certos momentos, o Coxa até marcou avançado e forçou erros do Tricolor já na saída de bola.

SEGUNDO TEMPO
O jogo seguiu em ritmo semelhante na segunda etapa, com o Paraná tentando avançar e o Coxa criando mais chances. Aos 14, troca no Paraná: saiu Higor Leite e entrou Fernando Neto. Aos 15, o gol do Coritiba. Giovanni cruzou e Rodrigão, de cabeça, tocou no canto: 1 a 0. Aos 20, outra substituição no Paraná: saiu o volante Jeferson Lima e entrou o ponta Andrey. Aos 23, Sabino saiu lesionado. Entrou Romércio. O Paraná avançou e começou um bombardeio aéreo, jogando a bola para área em qualquer oportunidade. O Coxa recuou e ‘soube sofrer’. Aos 35, Giovanni sentiu dores e saiu. Entrou o meia Luiz Henrique (antes chamado de Luizinho). Aos 42, saiu Guilherme Santos e entrou Juninho, no Paraná Clube. O goleiro Alex Muralha garantiu a vaga aos 43, fazendo defesa especular, em cobrança de falta de Itaqui, no ângulo. Aos 47, saiu Rodrigão e entrou Wanderley.

CORITIBA 1 x 0 PARANÁ
Coritiba: Alex Muralha; Sávio, Alan Costa, Sabino (Romércio) e Fabiano; João Vitor e Vitor Carvalho; Juan Alano, Giovanni (Luiz Henrique) e Patrick Brey; Rodrigão (Wanderley). Técnico: Umberto Louzer
Paraná: Thiago Rodrigues; Eders Sciola, Leandro Almeida, Eduardo Bauermann e Guilherme Santos (Juninho); Jeferson Lima (Andrey); Itaqui, Higor Leite (Fernando Neto), Caio Rangel e Alesson; Jenison. Técnico: Dado Cavalcanti
Gol: Rodrigão (15-2º) 
Cartões amarelos: Itaqui, Leandro Almeida, Guilherme Santos (P). Sávio, Rodrigão, Vitor Carvalho, João Vitor (C)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Público: 2.248 pagantes
Local: Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Vitor Carvalho toca para Rodrigão, no círculo central. Ele gira, dribla Bauermann e parte para o gol. Na área, ele chuta. Bauermann se recupera e, de carrinho, bloqueia.
10 – Higor Leite chuta de fora da área. A zaga bloqueia.
15 – Paraná erra a saída de bola. Alano aproveita e cruza. Rodrigão ganha da zaga e chuta perto, ao lado.
16 – Giovanni arrisca de fora da área. A bola passa perto do ângulo.
21 – Guilherme Santos solta a bomba de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
31 – Gol anulado. Giovanni recebe na área e toca para Rodrigão finalizar. O atacante estava impedido.
38 – Alano recebe perto da área, finta o marcador e chuta sobre o gol.

Segundo tempo
10 – Giovanni dá uma cavadinha. A defesa do Paraná erra a linha de impedimento. Rodrigão sai na cara do gol. Ele tenta por cobertura, mas chuta sobre o gol.
12 – Falta na direita. Em vez de cruzar, Patrick Brey bate direto. Thiago Rodrigues espalma para escanteio.
15 – Gol do Coritiba. Giovanni cruza da direita. Rodrigão desvia de cabeça e acerta o cantinho.
19 – Rodrigão passa pelos dois zagueiros e chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
33 – Falta no meio-campo. Itaqui joga para a área. No bate e rebate, a bola sobra para Jenison, na cara do gol. Ele chuta e Muralha abafa.
42 – Falta perto da área. Itaqui cobra no ângulo. Muralha faz defesa espetacular.