
O Coritiba engatou a terceira marcha na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira (25 de junho), jogando no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), a equipe comandada por Gustavo Morínigo venceu por 2 a 0 o Guarani, gols marcados por Luciano Castán e Léo Gamalho, um em cada tempo. É a terceira vitória consecutiva do Coxa, que agora aparece na vice liderança do torneio.
Antes de vencer o Bugre, o time paranaense já havia superado o Vila Nova (fora de casa) e o Vitória (em casa), ambos por 1 a 0. Hoje, fez mais gols que nas partidas anteriores, mas também não teve uma apresentação brilhante, mas eficiente e com boa organização. Defensivamente, por outro lado, o time não foi vazado novamente, mas tomou alguns sustos, principalmente na etapa final: Natanael evitou um gol de Davó e Wilson teve de fazer duas grandes defesas quando o confronto ainda estava 1 a 0.
Agora com 13 pontos conquistados em seis jogos, o Coxa aparece na vice-liderança da Segunda Divisão, atrás do Náutico, que tem três pontos a mais. Já o Guarani estaciona nos nove pontos, com sete jogos disputados, e cai para a oitava posição. Na próxima terça-feira (29), às 19 horas, o time do Alto da Glória faz mais uma partida longe de seus domínios, contra o Confiança (SE). A equipe paulista, por sua vez, entra em campo no dia seguinte, quando visita o Cruzeiro no Mineirão.
ESCALAÇÕES
Para o duelo em Campinas, o técnico Gustavo Morínigo promoveu três alterações no onze inicial do Coritiba em relação ao triunfo contra o Vitória, na última terça-feira. Na lateral-direita, o jovem Natanael ganhou a posição que era de Igor. No meio de campo, Val foi preterido por Gustavo Bochecha. E no setor de criação, Rafinha, com dores musculares, ficou de fora e deu espaço para a entrada de Robinho.
No Bugre, Daniel Paulista também mexeu no time. Com o lateral Bidu suspenso e o zagueiro Carlão lesionado, entraram Eliel e Ronaldo Alves no setor defensivo. No ataque, Régis voltou de suspensão e substituiu Andrigo, assim como Bruno Sávio, que assumiu a posição que já foi de Pablo.
PRIMEIRO TEMPO
Ao longo de todo o segundo tempo o Guarani teve mais posse de bola (chegou a ter mais de 70% e acabou a etapa inicial com 59%) e também finalizou mais (sete chutes a gol, uma no alvo, contra três do rival, que acertou duas vezes a mira). O Coritiba, porém, segurou bem a pressão inicial do time paulista e chegou ao primeiro gol aos 20 minutos, após cruzamento certeiro de Robinho que encontrou a cabeça de Luciano Castán.
Com o placar inaugurado (o tento saiu na segunda finalização a gol do Coxa, a primeira no alvo), o time do Alto da Glória recuou e limitou-se a defender, enquanto o Bugre passou a ser mais intenso no ataque e somou quatro boas chances de gol, mas não conseguiu encontrar o empate.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final começou movimentada. Com menos de um minuto de jogo o Coritiba teve a chance de ampliar o marcador, com Léo Gamalho. Em seguida, o Guarani respondeu e Davó teve uma grande oportunidade, mas Natanael salvou os visitantes.
Na sequência, foi vez da estrela de Wilson brilhar. Primeiro aos 11 minutos, em chute à queima roupa de Eliel que parou na muralha coxa-branca. Aos 19, foi vez do arqueiro voar e evitar o gol em uma bela finalização de fora da área de Allanzinho.
A resposta do time paranaense veio aos 22, quando Léo Gamalho ajeitou a jogada que foi mal finalizada por Waguininho.
A partir dali, a partida ficaria mais brigada, com o Coxa defendendo bem as tentativas de ataque do adversário. A boa postura dos paranaenses foi premiada aos 34, quando em mais um lance de cruzamento o volante Val assistiu Léo Gamalho, que só teve o trabalho de empurrar bola pro fundo da rede, dando números finais ao confronto.
SUBSTITUIÇÕES
Aos 11 minutos do 2º tempo foi feita a primeira substituição da partida, com Morínigo promovendo a entrada do volante Val na vaga de Gustavo Bochecha. Em seguida, Daniel Paulista respondeu com três alterações de uma só vez, deixando seu time mais ofensivo: saíram o volante Bruno Silva, o meia-atacante Júlio César e o atacante Davó para as entradas dos meias Andrigo e Allanzinho e do atacante Lucão do Break.
Até o apito final, ainda entrariam, no Coritiba, o lateral Igor e o volante Matheus Sales, aos 25, nos lugares de Willian Farias e Robinho, e o atacante William Alves (estreante) e o lateral Romário também substituiriam Igor Paixão e Léo Gamalho; e no Guarani as mudanças seriam Índio e Renanzinho nas vagas de Rodrigo Andrade e Bruno Sávio, aos 33.
FICHA TÉCNICA
Guarani 0 x 2 Coritiba
Guarani: Gabriel Mesquita; Diogo Mateus, Thales, Ronaldo Alves e Eliel; Bruno Silva (Andrigo) e Rodrigo Andrade (Índio); Bruno Sávio (Renanzinho), Régis e Júlio César (Allanzinho); Davó (Lucão do Break). Técnico: Daniel Paulista.
Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias (Matheus Sales) e Gustavo Bochecha (Val); Waguininho, Robinho (Igor) e Igor Paixão (Romário); Léo Gamalho (William Alves). Técnico: Gustavo Morínigo.
Gols: Luciano Castán (20-1º), Léo Gamalho (34-2º)
Cartões amarelos: Eliel, Bruno Sávio (G); Willian Farias, Léo Gamalho (C)
Árbitro: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), sexta-feira (25/06) às 19 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
20 – Gol do Coritiba! Luciano Castán avança pela intermediária, toca para Robinho e dispara para dentro da área para receber cruzamento na medida e cabecear no canto de Gabriel Mesquita, que chega a tocar na bola, mas não evita o tento.
22 – Júlio César escapa da marcação pela esquerda, corta um marcador na lateral da grande área e chuta firme pro gol. Wilson espalma.
26 – Diogo Mateus avança pela direita e cruza fechado. A bola chega na segunda trave em Eliel, que finaliza de voleio, ao lado do gol.
32 – Mais um cruzamento de Robinho, Waguininho ganha a disputa pelo alto com o zagueiro e cabeceia. Gabriel Mesquita faz a defesa em dois tempos.
36 – Bruno Sávio escapa pela direita e cruza. Davó desvia na primeira trave e a bola sobra com Rodrigo Andrade, que chuta forte de dentro da área. A bola vai direto no rosto de Henrique, que é nocauteado, mas evita o gol.
49 – Cobrança de lateral de Eliel direto para a área. Léo Gamalho tenta afastar, fura, e a bola sobra pra Ronaldo Alves, que chuta de voleio, por cima e longe do gol.
Segundo tempo
1 – Robinho recebe na direita completamente livre. Ele para, pensa, olha para a área e cruza na medida para Léo Gamalho, que cabeceia por cima do gol, com perigo.
2 – Contra-ataque do Guarani. Davó recebe nas costas da marcação, invade a área, corta o zagueiro Henrique e chuta cruzado. A bola passa por Wilson, mas Natanael salva na ‘hora H’.
5 – Waguininho escapa da marcação pela direita, invade a área e, de frente para o gol, chuta fraco, em cima do goleiro, que defende.
11 – Diogo Mateus faz fila na defesa do Coxa dentro da área e toca para Eliel, que chega batendo, pressionado por Natanael.
19 – Allanzinho avança pela intermediária e chuta forte de longe. Wilson se estica todo e evita o gol.
22 – Jogada bem trabalhada pelo Coritiba. Val cruza, Léo Gamalho ajeita de cabeça e Waguininho chega batendo de primeira, por cima do gol.
34 – Gol do Coritiba! Igor Paixão puxa o contra-ataque pela esquerda e toca para a passagem de Val, que avança e cruza fechado para Léo Gamalho. O atacante aparece nas costas de Ronaldo Alves na segunda trave e só empurra pro fundo da rede.