Franklin de Freitas – O Couto Pereira: torcida única para Coritiba x Athletico

O Coritiba enfrenta o Athletico neste domingo (19), às 16 horas, no Couto Pereira, pela 13ª rodada do Brasileirão. No time coxa-branca, o clima dentro do clube é tenso, a ponto de os jogadores verem a partida deste domingo como uma “guerra”. Já o Furacão trata o clássico como “mais um jogo”.

A partida será transmitida pela Globo, em TV aberta, e pelo pay-per-view.

CLIMA TENSO

A tensão tomou conta do ambiente porque o Coritiba vem de quatro jogos sem vencer. Nesse período, empatou com o Ceará (1 a 1), fora de casa; empatou com o São Paulo (1 a 1) no Couto Pereira; perdeu para o Palmeiras (2 a 0), no Couto; e perdeu para o Bragantino (4 a 2), fora de casa.

“Está um clima tenso, mas sabemos que tem que trabalhar para melhorar algumas coisas. A gente está determinado no jogo de domingo. Vamos em busca de uma vitória, nos traz confiança de volta”, disse o atacante Igor Paixão. “Quando fala em clássico, é guerra dentro de campo, para que possa trabalhar e continuar focado”.

ATITUDE

Treinador do Athletico, Luiz Felipe Scolari deu declarações afirmando que se trata de um jogo como outro qualquer no Brasileirão. “Vamos jogar pelos três pontos, mas são os mesmos três pontos de contra o Corinthians, Cuiabá, Fortaleza. É clássico para as torcidas. Para nós, são três pontos”, disse ele, na quarta-feira, após o empate em 1 a 1 com o Corinthians.

Por outro lado, em três clássicos Atletiba até agora neste ano, o Athletico empatou dois e perdeu um, todos pelo Campeonato Paranaense. “(A derrota em clássicos) Passa pela nossa atitude, nos outros jogos não tivemos atitude. Com o professor Felipão, temos atitude”, disse o zagueiro Pedro Henrique, do Athletico.

TABELA

Com a derrota de quarta-feira (15), o Coritiba caiu para a 12ª posição na tabela, com 15 pontos. O Athletico está em 4º lugar, com 18 pontos, após o empate de quarta-feira (15).

TORCIDA ÚNICA

Por causa dos problemas registrados entre torcedores de Coritiba e Palmeiras, no último domingo (12), o Couto Pereira terá torcida única neste domingo – no caso, a torcida coxa-branca. Na partida pelo returno do Brasileirão, na Arena da Baixada, apenas a torcida do Athletico terá acesso às arquibancadas. Além disso, em um dos confrontos pelo Campeonato Paranaense deste ano, as torcidas dos dois times brigaram no Couto Pereira.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

O Coritiba deve ter a volta de vários antigos titulares. O zagueiro Henrique retorna à zaga, após ter sido poupado. O volante Willian Farias, que estava lesionado, deve ser relacionado para o jogo. O meia Thonny Anderson, que cumpriu suspensão diante do Bragantino, está de volta. O atacante Leo Gamalho, outro que estava machucado, também tem chance de ser relacionado, mas o titular deve ser Adrian Martínez. Na lateral-esquerda, Egídio disputa posição com Diego Porfírio. Por outro lado, o meia Robinho sofreu uma lesão muscular e fica de fora. E, no gol, havia uma dúvida sobre a situação de Alex Muralha, que falhou no primeiro gol diante do Bragantino. Na sexta-feira, a comissão técnica e a diretoria se reuniram, e um dos pontos na pauta era a questão do goleiro. A escalação foi definida neste sábado, entra Rafael Willian, que atuou diante do Palmeiras.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Para este domingo, Felipão não poderá contar com o lateral-esquerdo Abner (que levou o terceiro cartão amarelo) e com o volante Hugo Moura (expulso diante do Corinthians). Na lateral, ele pode utilizar Pedrinho (atacante de origem, mas que também joga por ali) um improvisar o zagueiro Nico Hernandez, com Matheus Felipe na zaga). O substituto de Hugo Moura deve ser Erick.

CORITIBA x ATHLETICO

Coritiba: Rafael Willian; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Egídio (Diego Porfírio); Bernardo e Willilan Farias (Galarza); Alef Manga, Thonny Anderson e Igor Paixão; Adrian Martinez. Técnico: Gustavo Morínigo
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernandez e Pedrinho (Matheus Felipe); Erick e Matheus Fernandes; Marcelo Cirino, Terans e Cuello; Pablo.
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Local: Couto Pereira, em Curitiba, domingo, às 16 horas