Divulgação / Coritiba – Leo Gamalho

O Coritiba recebe o Cuiabá, nesta segunda-feira (25), às 20 horas, no Couto Pereira, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times lutam para se afastar da zona de rebaixamento, mas os coxas-brancas estão em pior situação na tabela e encaram o jogo como uma “final”. A partida encerra o primeiro turno do Brasileirão.

A partida será transmitida pelo SporTV (na TV fechada) e pelo Pay-per-view.

TABELA

O Coritiba entra em campo já imerso na zona de rebaixamento – em 17º lugar, com 19 pontos. Neste domingo, o América-MG venceu o Atlético-GO por 1 a 0 e foi a 21 pontos, passando à frente dos coxas-brancas. Os goianos ficaram com 17 pontos, em 18º lugar.

O Cuiabá, por sua vez, tem 20 pontos.

Se o time paranaense vencer, não só vai passar à frente do Cuiabá, mas também conseguirá abrir um pouco de distância em relação à zona de rebaixamento. Até porque passará o América-MG e também o Avaí – ambos têm tem 21 pontos. Se empatar ou perder, contudo, não sairá da ZR.

Nos últimos 10 jogos, o Coritiba somou apenas uma vitória, além de três empates e seis derrotas.

‘FINAL’

Por ter perdido os dois jogos anteriores – contra Flamengo (2 a 0) e Corinthians (3 a 1) –, e por enfrentar um rival direto na luta contra o rebaixamento, o Coritiba aumentou a pressão para a partida desta segunda-feira. “O Cuiabá é uma final. Todos sabemos disso. Temos o pensamento de que são eles ou nós, e é assim que entraremos nesse jogo”, disse o técnico Gustavo Morínigo, em entrevista coletiva.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

A tensão no Coritiba é tanta que o técnico Gustavo Morínigo fez treinos fechados para esta partida. Assim, há dúvidas sobre os possíveis retornos do lateral Matheus Alexandre (que estava suspenso no último jogo) e do zagueiro Henrique (sacado do time titular) e sobre a composição da linha de três meias. Diante do Corinthians, jogaram Alef Manga, Régis e Igor Paixão.

A única certeza é que o volante Willian Farias estará de fora, já que cumpre suspensão por ter acumulado três cartões amarelos. Quem deve entrar é o volante Bruno Gomes, recém contratado por empréstimo junto ao Inter. Ele treinou durante a semana e está apto para estrear pela equipe.

ESCALAÇÃO DO CUIABÁ

O Cuiabá é comandado pelo técnico português António Oliveira (que dirigiu o Athletico em 2021). A única baixa confirmada é o lateral-esquerdo Uendel, que sofreu ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho e terá que passar por cirurgia. O possível substituto é Igor Cariu´s (ex-Paraná Clube).

OS RELACIONADOS PELO CORITIBA PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA

Goleiros: Alex Muralha e Rafael William;
Defensores: Egídio, Guilherme Biro, Guillermo, Henrique, Luciano Castan, Márcio Silva, Matheus Alexandre e Natanael.
Meias: Biel, Bernardo, Bruno Gomes, Matias Galarza, Régis, Thonny Anderson e Val;
Atacantes: Adrián Martínez, Alef Manga, José Hugo, Igor Paixão, Léo Gamalho e Pablo Garcia.

CORITIBA x CUIABÁ

Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Guillermo (Henrique), Luciano Castan e Egídio; Val e Bruno Gomes; Alef Manga, Régis e Igor Paixão; Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Cuiabá: Walter; João Lucas, Marllon, Joaquim e Igor Cariús; Camilo, Rafael Gava e Pepê; Alesson, Valdivia e Rodriguinho. Técnico: António Oliveira
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, segunda-feira, às 20 horas