Franklin de Freitas – Procissão de Corpus Christi é um dos principais eventos católicos

O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (20), deve reunir mais de 100 mil pessoas para os eventos no Centro Cívico e setor histórico de Curitiba. Neste dia, fiéis confeccionam os tradicionais tapetes artísticos e, após a celebração de uma missa, saem em procissão por cima dos tapetes montados na Avenida Cândido de Abreu.

Pela manhã, das 8 às 12 horas cerca de 4 mil pessoas devem estar envolvidas diretamente com a confecção do tapete artístico com representações de imagens da fé católica, na Av. Cândido de Abreu. Das 9 às 12 horas haverá shows com grupos católicos locais e orações no palco da Praça Nossa Senhora de Salete. Na praça haverá também feira gastronômica, serviço de prevenção a hipertensão e mutirão de confissões.

À tarde, a animação musical inicia às 13 horas na Praça Tiradentes. O arcebispo metropolitano, Dom José Antônio Peruzzo, celebra missa a céu aberto em frente à Catedral neste ano uma hora mais cedo que nos anos anteriores, às 14 horas, com presença de todo o clero de Curitiba. Depois da missa acontece a procissão por cima do tapete até o Centro Cívico, onde é realizada a bênção final, seguida de show com o Padre Reginaldo Manzotti.

A solenidade de Corpus Christi é a festa que os católicos dedicam ao sacramento da Eucaristia, celebrando a presença de Jesus Cristo vivo na Eucaristia. É realizado sessenta dias depois da Páscoa. A arquidiocese pede a todos que forem à solenidade deste ano uma doação de ao menos 1 kg de alimento não perecível.

Após vazamentos, PGR devolve delações
O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Afonso Pena Afonso Pena deve crescer 3% no feriado de Corpus Christi deste ano. De 19 a 24 de junho, são esperados 86.228 viajantes no terminal paranaense, ante 83.717 embarques e desembarques registrados no mesmo feriado do ano passado, de 30 de maio a 4 de junho. 

 Para garantir a segurança e o bem-estar dos viajantes, a Infraero adota uma série de medidas preventivas em períodos de maiores movimentações em seus terminais. Entre elas, estão o reforço do quadro de limpeza, intensificação do monitoramento de equipamentos como elevadores, bem como das equipes de segurança, operações e manutenção. Em caso de esclarecimentos dos passageiros, a empresa ainda conta com os “amarelinhos”, funcionários de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”.  

O Aeroporto Internacional Afonso Pena tem capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano. Cerca de 179 voos operam diariamente no terminal. O Afonso Pena registrou quase 6,3 milhões de passageiros no ano de 2018.