Divulgação/HU Cajuru – Voluntários buscam doações de materiais para continuar trabalho

Pano, agulha e disposição. É isso que move o trabalho de 40 voluntários de Curitiba, que fazem um simples tecido antigo virar artesanato. O grupo Mãos que Transformam iniciou suas atividades a distância, ainda durante a pandemia, com o objetivo de amenizar a rotina nos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat.

Desde o início de junho, o trabalho de costura é realizado em um espaço fixo, no antigo Hospital Nossa Senhora da Luz, onde também ficam os ambulatórios do Hospital Universitário Cajuru. No momento, o grupo precisa de doações de materiais para seguir com o trabalho.

As atividades do grupo ganham ainda mais importância em datas comemorativas, como o Natal, Ano Novo, Páscoa e, também, nas que são voltadas à área da saúde. Em maio, por exemplo, os costureiros voluntários produziram mais de 1,2 mil necessaires para o Dia da Enfermagem.

Para que as datas continuem a não passar em branco, o grupo conta com a colaboração da comunidade para doação de materiais como cola, grampeador, pincéis, fitas de cetim e tecidos. Toda doação pode ser entregue na rua Rockefeller, no bairro Rebouças.

“Projetos como o ‘Mãos que Transformam’ vêm com esse propósito de mudar o dia de pacientes e profissionais da saúde por meio do artesanato. Reconhecer que o trabalho realizado gera frutos e traz alegria é força inspiradora e motivadora para darmos os próximos pontos. Mas, para essa ação não parar, precisamos da ajuda da comunidade com a doação de materiais para costura”, explica a coordenadora de pastoral e voluntariado dos hospitais, Nilza Brenny.

Os voluntários passam a contar com espaço fixo de trabalho e buscam doações da comunidade para continuar acolhendo pacientes e profissionais de saúde.

Serviço
Ação: Mãos que transformam
Como ajudar: Material para doação: cola de tecido, cola branca, cola quente, pistola de cola quente, grampeador de estofados, grampos, pincéis (números 8 e 12), etiquetas, fitas de cetim, plumante, fibra siliconada, tecido tricoline e mostruário de estofados.
Local: Rua Rockefeller, 1450 – Rebouças, Curitiba