Crise sanitária

Covid-19 acelera nos bairros mais distantes de Curitiba

Em junho, avanço da doença foi maior na periferia da Capital
Em junho, avanço da doença foi maior na periferia da Capital (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Com 109 óbitos por Covid-19 confirmados no município até ontem, Curitiba já registrou mortes por coronavírus em todos os seus 10 distritos sanitários. Além disso, a incidência da doença (por 100 mil habitantes) disparou em todas as regiões da Capital paranaense, com especial destaque aos distritos do Tatuquara e do Bairro Novo. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segundo estudo apresentado na sexta-feira.
Com relação aos óbitos, a regional Matriz era a mais afetada até o fim da semana psssada, com 19 mortes. Em seguida apareciam os distritos sanitários do Boa Vista (13), Boqueirão e Pinheirinho (11 cada), Bairro Novo e Santa Felicidade (9), Cajuru, CIC e Portão (8) e Tatuquara (3).
Porém, chama a atenção o avanço da incidência da doença em toda a cidade. A regional Matriz, que concentra o maior número de casos (452), apresenta um coeficiente 252,6 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Na comparação com o dia 22 de maio, temos um crescimento de 118,32%. A segunda maior incidência está no distrito de Santa Felicidade, com 108,6 e crescimento de 68,74% no período analisado.
O Distrito Sanitário do Tatuquara, contudo, foi o que teve aumento mais expressivo, de 628,66%. No final de maio, o coeficiente era de 16,4. Na última sexta, já estava em 119,5, com 102 contaminações confirmadas nos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara. Já no distrito do Bairro Novo, o crescimento foi de 232,91%, o segundo maior na cidade, com a incidência da doença passando de 31,3 para 104,2. Já são 150 casos confirmados nos bairros Ganchinho, Sítio Cercado e Umbará.

Só duas cidades da RMC não têm casos do novo coronavírus, mostra boletim
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) de ontem, a Região Metropolitana de Curitiba tinha 4.523 casos e 168 óbitos pela Covid-19 entre 27 municípios da Região. Apenas Tunas do Paraná e Doutor Ulysses não tinham casos. Os dois municípios estão no Vale do Ribeira.
Outros municípios da região contam com casos. Adrianópolis (20), Bocaiúva do Sul (8), Cerro Azul (4), Itaperuçu (12), e Rio Branco do Sul (28). Bocaiúva do Sul e Itaperuçu têm uma morte confirmada cada.
No Paraná todo, 328 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 116 municípios há óbitos pela doença. A Sesa reforça que os municípios têm critérios diferentes de confirmação de casos e por isso pode ocorrer divergência de número de pacientes.