Franklin de Freitas

Novo boletim médico divugado pelo Santuário Perpétuo do Socorro, em Curitiba, revela que o  Padre Celso está reagindo positivamente com o tratamento médico contra o Covid-29 no Hospital Marcelino Champagnat. Nesta sexta (10), ele foi desentubado e respira com auxílio de máscara de oxigênio. “Contudo, o momento ainda exige observação pois existe uma pequema possibilidade de voltar a utilizar a respiração mecânica”, diz o boletim. Ele permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI0. 

O Padre Celso começou a apresentar sintomas de gripe no dia 29 de junho e desde então estava em isolamento na Casa Paroquial. Mas no dia 4 de julho, ele piorou e precisou ser internado e no dia 8, foi transferido para a UTI. Além dele, outros três Missionários Redentoristas também testaram positivo para o novo coronavírus: Padre Sérgio Lima, Frater Willian Adriano e Frater Cleverton Antonio Marques. Com exceção ao Padre Celso, porém, todos os outros religiosos apresentam sintomas leves e permanecem isolados na Casa Paroquial. De toda forma, a situação levou ao fechamento do Santuário, que estava aberto para visitação.

Nesta sexta (10), o local passou por um processo de sanitização em todos os espaços – internos e externos. A medida visa diminuir o índice de propagação do coronavírus e proteger paroquianos e devotos que frequentam o local. A limpeza tem como meta preparar o espaço para a reabertura já neste final de semana, a partir de sábado, 11 de julho, segundo o coordenador do Conselho de Administração da Igrejad do Perpétuo Socorro, Vinicius Gasparin. 

Ele reitera que, apesar de manter a programação de missas e novenas totalmente online, seguindo as determinações das autoridades competentes, o templo religioso permaneceu aberto para visitação durante o período de pandemia. O espaço sagrado ficará aberto todos os dias, das 08 às 18 horas, somente para visitação e orações pessoais. “Pedimos para que quem vier ao santuário repeite a s regras da saúde pública em relação ao distanciamento, respeitando as marcações dentro da igreja, e para que não façam aglomerações no espaço”, afirma.

O coordenador informou ainda que durante o período de pandemia, a secretaria paroquial atende em horário reduzido, de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas. Intenções de missas podem ser feitas através do whatsapp (41) 98784-2558 ou pelo telefone fixo (41) 3253-2031.

A limpeza incluiu espaço litúrgico, bancos, sacristia, confessionários, salas, estúdio de som, microfones, banheiros internos e externos e também a lojin

A transmissão das missas continua sem alterações, todos os dias, às 07h e 19h através do YouTube e Facebook do Santuário. A transmissão das novenas também permanece inalterada.