O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) realiza nesta semana (de 29 de julho a 2 de agosto) uma ação estadual de fiscalização em aterros sanitários, que contará com a participação de agentes de fiscalização da modalidade da engenharia química e engenharia civil. Na Regional Curitiba do CREA-PR, a ação acontece nesta quinta-feira (01.08), às 10h, no aterro sanitário de Fazenda Rio Grande, localizado na Av. Nossa Senhora de Aparecida, 3188.

O principal foco da ação é orientar os municípios sobre a importância da participação de um profissional habilitado na operação destes aterros, pois tal atividade requer conhecimentos técnicos e de legislação adequados. Com o devido acompanhamento profissional, a disposição de resíduos nos aterros se torna mais segura, evitando a contaminação do solo e águas subterrâneas e minimizando a propagação de maus odores, explica a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, Vanessa Moura.

Outro objetivo do Conselho com a fiscalização é conscientizar a sociedade, que muitas vezes não sabe dos riscos envolvidos quando há um gerenciamento inadequado nos aterros. Além dos riscos ambientais, existem os riscos à saúde pública, com a proliferação de doenças através de animais ou insetos que são atraídos ao local. A falta de controle nos aterros sanitários também pode levar à disposição de resíduos industriais, resíduos de saúde e resíduos de construção civil que, conforme legislação ambiental, deveriam ter um tratamento e destinação final específicos para eliminar características como toxidade e patogenicidade, acrescenta Vanessa.