Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado ontem aponta que a aprovação ao governo Beto Richa (PSDB) atingiu 37,8%, melhor índice desde setembro de 2015, quando o porcentual de avaliação positiva do tucano era de 24,5%. A desaprovação ao governo no período caiu de quase 72,8% para 58,3%. O levantamentou ouviu 2.516 pessoas em 91 municípios, sob encomenda da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
A avaliação do governo vem se recuperando desde a queda após o confronto de 29 de abril, no Centro Cívico, que terminou com mais de 200 feridos, durante a votação pela Assembleia Legislativa do pacote de ajuste fiscal proposto por Richa que promoveu mudanças no fundo de previdência dos servidores públicos estaduais.
No interior, o governo tem sua melhor avaliação, com 40% de aprovação e 55% de desaprovação. Em Curitiba, região metropolitana e litoral, a aprovação cai para 28,3% e a desaprovação cresce para 68,2%.
A pesquisa também revela que 10,6% dos entrevistados consideram que o governo Richa está sendo melhor do que o esperado, contra 46,9% para quem a atual administração está abaixo das expectativas.
Temer – O levantamento questionou ainda a avaliação dos paranaenses sobre o governo do presidente Michel Temer (PMDB). O resultado é que 81,3% dos ouvidos desaprovam o peemedebista, contra apenas 15% que o aprovam. E apenas 5,6% acham que ele está melhor do que o esperado, contra 39,2% que o acham pior, e 53,9% igual.