Arquivo pessoal

Era para ser um sábado de passeio no shopping para Kelen Priscila Machado Busato, a mãe dela e o pequeno Pedro, de apenas 4 anos, mas um acidente transformou a tarde em um pesadelo. Com ingressos na mão para assistir ao filme A Família Addams´´, por volta das 17h30 do dia 9, a família descia a escada rolante do Shopping Ventura, no Portão, quando Pedro deu um grito. Em um primeiro momento, Kellen achou que ele havia machucado a mão, que estava cheia de sangue, mas logo a mãe percebeu um corte imenso na panturrilha do menino. “Era muito sangue. Não entendemos nada, ele estava quieto de mão dada comigo. No momento eu não entendi, e nem tinha tempo para a isso, só queria que a dor do meu filho parasse, que o sangue parasse”, contou, chorando, Kellen à reportagem do Bem Paraná. A direção do shopping então providenciou uma ambulância da Ecco Salva que encaminhou a criança para o Hospital Pequeno Príncipe, onde a criança teve que passar por uma cirurgia e levou 13 pontos, tudo custeado pelo plano de saúde do menino.  Já no dia seguinte do acidente, no domingo (10), a família pediu que a escada fosse interditada, uma perícia na escada e imagens do momento do acidente para entender o que aconteceu. “Não quero que mais nenhuma criança passe pelo o que Pedro passou. É muito perigoso. Os médicos disseram que se Pedro fosse um pouco mais magro, o acidente poderia ser fatal”, disse Kellen. Segundo o advogado da família, João Carlos Farracha de Castro, no entanto, a escada não foi interditada, a gerência do shopping disse que não liberaria as imagens, a não ser com ordem judicial, e ainda não entregou o laudo, embora tenha dito que a escada rolante não apresenta problemas. “A nossa intenção era apenas entender o que aconteceu e evitar que outras crianças e adultos passem pelo mesmo sofrimento, mas diante da postura do estabelecimento, teremos que buscar os caminhos judiciais para esclarecer esse episódio, que foi muito grave”, explicou ele. Na tarde desta terça (12), uma denúncia foi formalizada no Ministério Público do Paraná (MPPR).  Em nota, o shopping disse que a escada está em perfeitas condições de funcionamento e com as vistorias em dia (veja abaixo na íntegra).

De acordo com Kelen, a alegação do shopping é que a criança estava com o pé na faixa amarela e que a mãe estava um degrau abaixo. “Em vez de esclarecer o que aconteceu, eles tentaram nos culpar. Pedro estava num degrau acima, porque a escada é estreita e não cabemos os dois no mesmo degrau, mas ele estava quieto e de mão dada comigo. Além do que, minha mãe estava logo atrás dele. Para se ter uma ideia, ela nem notou nada até que eu levantei Pedro no colo”, explicou Kelen. “Se eles querem esclarecer, porque não quiseram liberar o vídeo?”, questionou o advogado.

Escada sem proteção

Em imagens feitas por familiares no dia seguinte do episódio na escada rolante, é possível perceber que a lateral da escada não possui a proteção de borracha, como em outros estabelecimentos, e que há um pedaço da escada que está em relevo, desencaixado (veja foto). “É o que pudemos perceber em imagens que fizemos. Queremos esclarecer, mas o shopping se nega. Durante as conversas com a superintendência e gerência do local, chegaram a falar que o corte foi superficial”, contou Farracha, que se prepara para acionar judicialmente o estabelecimento.

Veja a escada rolante onde aconteceu o acidente com o menino Pedro

Pedro segue em recuperação em casa, sem poder ir à escola, e a mãe não consegue esquecer aquela tarde: “Por sorte, ele é um menino saudável e se recupera melhor do que esperávamos, apesar da grande cicatriz e da dor, mas está triste porque está perdendo aula e não quer perder a formatura na escola, quando será juramentista. Eu ainda não consigo lembrar do episódio sem chorar, porque não temos por enquanto explicação para o que aconteceu e o shopping parece não querer esclarecer a ainda me culpar. Me lembro dos gritos de dor do meu filho”. De acordo com ela, os médicos e enfermeiros do Hospital Pequeno Príncipe ficaram assustados com o tamanho do corte e alertaram que se Pedro fosse um pouco mais magro, o corte poderia ter sido fatal. “Eles incentivaram a procurar uma resposta, porque, assim como nós, se preocupam com as crianças”.

Nota do Shopping Ventura

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o shopping Ventura disse que prestou todo o atendimento necessário à família e que a escada rolante está em perfeitas condições de uso.

Veja a nota na íntegra:

 “O shopping lamenta o incidente do último sábado (9/11) e esclarece que prestou todo atendimento necessário à família. Informa ainda que a escada rolante permaneceu em funcionamento na data do ocorrido e que o equipamento está em perfeitas condições de uso, com as vistorias e laudos em dia.

 O empreendimento reforça a importância de os responsáveis por crianças pequenas redobrarem a atenção durante o uso de escadas rolantes, respeitando as orientações de uso do equipamento”