Fim de ano

Crianças do Caximba conhecem a Casa Encantada no Bosque Alemão

Doze famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caximba, da Regional Tatuquara, da Fundação de Ação Social (FAS), visitaram o Bosque do Alemão, no Pilarzinho, na tarde desta quinta-feira (13/12). Eles participaram de um piquenique e conheceram a Casa Encantada, onde a bruxa Cidinha contou a história do sapo e a princesa. Dez mães acompanharam o grupo.

Animadas, com sorriso no rosto, olhares atentos e muita concentração, as 29 crianças, de 0 a 6 anos, entraram no mundo da imaginação. “Gostei muito da bruxa e da casa dela”, afirmou a pequena Emanueli Ferreira, 5 anos. Valente, Cláudio Henrique dos Santos, 6 anos, também estava feliz. “Eu nunca vou te abandonar, não precisa ficar com medo da bruxa”, disse para a coordenadora do Cras Caximba, Rosilda Aparecida Fernandes Araújo. 

Estratégia

Rosilda explicou que o Cras procura desenvolver atividades lúdicas para tratar de assuntos importantes com as crianças. “Através das histórias, falamos de assuntos pertinentes, como o trabalho infantil, a exploração sexual, por exemplo”, disse. O trabalho faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e é realizado todas às segundas-feiras e quartas-feiras.

Mãe de seis filhos, Sabrina Cris Ferreira de Lima, 32 anos, acompanhou o passeio. Ela contou que é atendida há cinco anos no Cras Caximba e que o trabalho desenvolvido pela equipe é fundamental para sua família. “Sou separada e a ajuda que recebo é muito importante. Tenho certeza que sem o apoio da FAS seria tudo ainda mais difícil”, afirmou.

Assistência às famílias

Os Cras são a porta de entrada para o acesso das famílias a benefícios sociais. Nas unidades, as famílias têm as necessidades e potencialidades identificadas e são feitos encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais.O Cras Caximba atende cerca de 2.500 famílias por ano, sendo que 20 delas participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.