Valdecir Galor/ SMCS

Reduzir o impacto negativo dos produtos de plásticos no meio ambiente e cuidar bem do planeta é uma lição que as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Xapinhal, no Pinheirinho, aprenderam muito bem. Os176 meninos e meninas, de 2 a 5 anos, trocaram os copos descartáveis usados na unidade por garrafinhas e canecas reutilizáveis. Com isso, deixaram de consumir, nos últimos quatro anos, 148 mil copos, evitando o descarte do material que é um dos grandes poluidores de rios e mares.

A substituição dos copos pelas garrafinhas foi uma ação do projeto Minha Garrafa, Minha Água, Nosso Planeta, que começou a ser desenvolvido na unidade em 2015. A iniciativa partiu da preocupação dos gestores com o consumo elevado de copos descartáveis de plástico, além da necessidade de promover uma abordagem ambiental no cotidiano das crianças.

Antes do projeto começar, cerca de 200 copos eram usados diariamente. “Era um consumo elevado e precisávamos educar nossas crianças e a nossa comunidade sobre ações individuais, porém com impacto para abrangente, para se conservar o meio ambiente”, conta o diretor do CMEI, Edvaldo Teixeira Soares.

    A rápida adesão das crianças motivou os 30 funcionários da unidade, que também trocaram os objetos descartáveis pelos reutilizáveis. Hoje, cada criança e professor tem a sua caneca ou garrafinha, carregadas com orgulho. “A minha garrafa é linda, ganhei da vovó e não estraga o mundo”, diz Melissa de Almeida, de 4 anos.

    Garrafinha

    No outro lado da cidade, no Uberaba, o CMEI Ruth Cardoso também eliminou os copos descartáveis entre as 276 crianças e 50 funcionários da unidade. Cada criança tem a sua garrafinha, identificada com o nome e higienizada diariamente pelas professoras da unidade.

    A caixa com mil copos de copos que era consumida por mês agora dura mais de 90 dias, porque os copos descartáveis só são usados em eventos ou ações com a comunidade. “Todos adotaram os descartáveis e com isso fizemos uma grande economia. O recurso foi revertido para materiais e brinquedos para as crianças, porém o maior ganho é a redução do impacto negativo para o meio ambiente”, comemora a diretora Ligiane Weirich.

    A conscientização foi resultado do projeto Sustentabilidade Mais Tempo de Vida, que já existe há cinco anos na unidade. Outras medidas foram implantadas para redução de resíduos, como a substituição de brinquedos de plástico por similares feitos em madeira ou outros materiais ecológicos, como pedras, galhos e sementes.

    “Todos nós, adultos e crianças, assumimos o desejo coletivo em colaborar com a mudança da realidade local da comunidade do Icaraí e da preservação do planeta. Trabalhamos para estas crianças cresçam com um novo conceito sobre o consumo e gestão do lixo”, diz Ligiane.

    Servidores municipais também dão o exemplo

    Um movimento diferente e sustentável começa a tomar conta do ambiente de trabalho em diferentes secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba. Por incentivo ou iniciativa própria, muitos servidores estão conseguindo mudar um hábito antigo e estão trocando os copos plásticos descartáveis, muitas vezes usados uma única vez e jogados fora minutos, por utensílios reutilizáveis.

    Levantamento feito pela Secretaria de Planejamento e Administração nas secretarias da administração direta revela que em 2018 a Prefeitura de Curitiba comprou 68,6% menos copos, o equivalente a 5,2 milhões de unidades a menos. Em 2017 foram adquiridos 77.211 pacotes. Em 2018 foram comprados 24.240 pacotes. Cada um tem 100 unidades de copos.

    “Desde o início da gestão estamos fazendo um grande esforço, em nome do uso racional dos recursos públicos e em nome do meio ambiente. Este resultado positivo é de todos nós, que trabalhamos na prefeitura”, declara a superintendente de Administração, Alessandra Paluski.

    No Instituto Municipal de Administração Pública, o Imap, os organizadores do projeto Imap Sustentável escolheram o dia do aniversário do instituto, 5 de novembro, para implantar a mudança. Cada um dos cerca de 90 funcionários recebeu um copo reutilizável.

      Feitos de um plástico resistente, térmico e reciclável, os copos de cor verde têm a mensagem Curitiba sustentável – a mudança está em suas mãos. O copo é decorado com um desenho criado pela servidora Patrícia Kowaleski, do Instituto Municipal do Turismo. Os novos copos também ficam disponíveis junto aos bebedouros e na copa.