Valdecir Galor/SMCS

Onde a Rua Mateus Leme cruza com a Rua Treze de Maio, no bairro São Francisco, centro histórico de Curitiba, irá ocorrer uma obra que trará melhorias para a região de muita visitação e intensa atividade diurna e noturna. A intervenção começará neste sábado (14/9) e deve provocar modificações no trânsito até a próxima segunda-feira (16/9).

Os serviços serão de fresagem do revestimento asfáltico existente e, em seguida, serão assentados blocos paralelos no nível da calçada. Toda a esquina será elevada e passará a oferecer mais segurança e conforto aos pedestres e também terá a função de apelar para a atenção dos motoristas, melhorando a convivência entre as pessoas que estão nos veículos e as que optam pela caminhada.

As obras serão executadas com interrupção parcial do tráfego, deixando meia pista livre para o trânsito de veículos. Irá ocorrer o bloqueio para o acesso à Rua Mateus Leme, mas os motoristas poderão utilizar as ruas Duque de Caxias e Riachuelo para fazer o desvio e retornar para a Rua Mateus Leme.

Pista da Duque de Caxias
A elevação do nível da via está em fase final de execução no ponto de encontro da Rua Duque de Caxias e com a Rua Doutor Claudino dos Santos, perto do cruzamento entre as ruas Mateus Leme e Treze de Maio, também no São Francisco. Nos dias 9, 10 e 11 de setembro foram retirados os paralelos existentes e os mesmos foram reassentados no nível da calçada.

A obra ocorre no leito da Rua Duque de Caxias e, nesta sexta-feira (13/9), será concluída a rampa de saída do novo piso elevado. O tráfego precisará ser interrompido em meia pista durante a execução dos trabalhos.

A rampa de entrada já está pronta e o trânsito foi liberado no local. Ainda serão recuperadas as calçadas do entorno, o que deve acontecer na próxima semana.