Quem acompanha nossa coluna e site já sabe que não é preciso gastar para ter acesso a atrações culturais, palestras e até atividades esportivas em Curitiba. A cidade sempre tem diversas opções gratuitas para todos os gostos.

Nesta semana, de 1º a 8 de março, tem espetáculo musical, exibição gratuita de filme, palestras sobre gastronomia e viagem e até uma caminhada e atividades físicas para quem mora em Pinhais – sim, a região metropolitana também faz parte de nossas dicas, afinal, é a Grande Curitiba.

Confira nossas dicas e sempre acesse o Curitiba de Graça (www.curitibadegraca.com.br) para saber de outros eventos e palestras gratuitas que acontecem pela cidade.


Juliana Biancato

Artistas que moram em Curitiba apresentam espetáculo musical sobre como é viver na capital. 

Histórias curitibanas contadas em música

Histórias curitibanas, personagens típicos, fictícios, situações cômicas, irônicas, românticas e insólitas do cotidiano fazem parte do show cênico musical “Eu Acho Curitiba Bem Legal”, que está em cartaz no Teatro José Maria Santos (Rua 13 de maio, 655 – Centro) até a próxima quinta-feira, 5 de março.

O espetáculo mistura teatro e dança, além de músicas da atriz, cantora e compositora Kátia Drumond em parceria com outros artistas que moram na capital paranaense.
As apresentações são sempre às 20h. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do teatro.


Reprodução/Cena do filme

Vila Urbana exibe gratuitamente o filme “Lion – Uma Jornada Para Casa”.  

Cinema de graça

Que tal curtir um cineminha sem pagar nada? A Vila Urbana (Rua Mal. Deodoro, 686 – Centro) promove todas as terças-feiras o CineVila, que exibe filmes gratuitamente no palco principal do complexo gastronômico.
No dia 3 de março, o longa-metragem escolhido é o “Lion – Uma Jornada Para Casa”, que conta a história de Saroo, um menino de 5 anos que se perde do irmão mais velho perto de uma estação de comboios, na Índia, é adotado por uma família australiana e, após 25 anos, decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica. Em 2017, esse filme recebeu seis indicações ao Oscar.


Divulgação

O vencedor do reality show gastronômico MasterChef – Revanche, Vitor Bourguignon, participa de bate-papo na Uninter. 

Masterchef em Curitiba

Quer saber mais sobre empreendedorismo e gastronomia? Na terça-feira, 3 de março, o Vitor Bourguignon, vencedor do reality show gastronômico MasterChef – Revanche, participará de um bate-papo sobre o tema no Centro Universitário Internacional Uninter. O encontro é aberto ao público e acontece a partir das 19h, no Campus Garcez (localizado na Boca Maldita, na Praça Osório). Os podem se inscrever gratuitamente por meio do link https://bit.ly/2HLDK9f.
Quem não puder comparecer ao local, ainda pode acompanhar a transmissão ao vivo na página do Facebook da Uninter https://www.facebook.com/grupoeducacionaluninter.


Como é andar em Santiago de Compostela

Já ouviu falar no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha? Ou tem vontade de fazer essa viagem? Para explicar todos os desafios que você podem encontrar, o Instituto Cervantes (Rua Ubaldino do Amaral, 927 – Alto da Glória) promove na próxima sexta-feira, 6 de março, a partir das 19h30, uma palestra gratuita ministrada por Luiz Antonio Pereira e Odair Amaral.

Os participantes poderão saber mais sobre como se preparar para percorrer o caminho, que vai de Cadiz até Santiago de Compostela (1170 Km), cortando a Espanha de Sul a Norte, além de conhecer as dificuldades, as emoções e os momentos inesquecíveis vividos por pessoas que já fizeram essa rota.


Divulgação/Prefeitura de Pinhais

Caminhada Ecológica vai percorrer o Parque das Águas em Pinhais.  

Caminhada ecológica em Pinhais

No próximo domingo, 8 de março, o Parque das Águas (Rodovia João Leopoldo Jacomel com a Estrada Ecológica), em Pinhais, será palco de um caminhada ecológica e um aulão de ginástica gratuito. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 28 anos da cidade. Qualquer pessoa pode participar, inclusive crianças. Basta se inscrever no dia e local, a partir das 8h.

Inaugurado em 2018, o Parque das Águas é uma das principais atrações de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O local tem pista para caminhadas, ciclovias, bicicletário, academia ao ar livre, parquinho e, o que mais atrai os visitantes, um mirante para a Serra do Mar

*Os cursos e palestras tem vagas limitadas e podem ter as inscrições encerradas a qualquer momento. Eventos com entrada gratuita estão sujeitos a lotação dos espaços. Os horários, locais e programações podem ser alterados pelas produções dos eventos sem aviso prévio.