Reprodução

Lojistas de Curitiba participam do Dia Livre de Impostos na próxima sexta-feira (31). A data busca conscientizar e mobilizar consumidores sobre a alta carga tributária brasileira, uma das maiores do mundo, e que impacta no crescimento econômico do país. A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Neste dia, empresas de vários setores do varejo vão comercializar produtos descontando o valor dos impostos, que normalmente já está embutido na mercadoria. Em Curitiba, 34 lojistas estão na lista dos participantes, entre eles empreendimentos no Shopping Curitiba. No site www.dialivredeimpostos.com.br é possível conferir os lojistas que estão participando do movimento.

 “A data tem se tornado um evento cada vez mais reconhecido pelo consumidor ano a ano. Além da conscientização da alta carga tributária, nossos clientes podem comprar produtos com valores atrativos e nossos lojistas ganham com o aumento de fluxo e de vendas”, comenta Maria Fernanda Paoli, Diretora de Marketing da brMalls.

“Queremos mostrar para a população como as taxas são altas e o retorno dos tributos arrecadados na sociedade é baixo. Para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o nosso é o 14° que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população”, afirma Lucas Pitta, Coordenador da CDL Jovem Nacional.

É importante destacar que o desconto, no entanto, não representa uma sonegação de impostos. No DLI é o empresário que arca com os custos da taxação sem repassar aos consumidores.