No dia 17 de maio, milhares de pessoas – cerca de 300 mil – participaram da Marcha para Jesus em Curitiba, o maior evento público do Paraná. Agora, no próximo domingo, outro salvador da humanidade será homenageado pelos curitibanos: Goku, protagonista do mangá e do anime Dragon Ball, que chegou ao Brasil em meados da década de 1990 e que até hoje permanece na lembrança de milhões de jovens e adultos brasileiros. Pelo Facebook, mais de 25 mil pessoas confirmaram que irão participar do evento. A concentração começará às 13h30 na Boca Maldita, com a marcha rumo à Praça Santos Andrade tendo início às 15 horas. No ponto final, os curitibanos irão reunir energias para fazer uma super Genki Dama (ataque mais poderoso de Goku) e enviar forças ao sayajin mais poderoso da galáxia. O intuito do evento é nobre, garantem os idealizadores, Cassio Ferreira, que se autointitula conselheiro amoroso do site humorístico Busão Curitiba, e Marcel Bely, que trabalha como social media. 

Sabemos que Curitiba tem um grande público consumidor de cultura nerd. Além disso, a população está conseguindo ocupar a cidade cada vez mais com suas pautas e não é difícil encontrar marchas para diferentes temas. Então, juntamos as duas pontas e criamos esse evento com o intuito de reunir a população jovem que consome cultura nerd para um grande encontro em nome de um personagem muito famoso que salvou a terra algumas vezes, afirma Marcel. Inédita em Curitiba, a Marcha para Goku não é novidade no Brasil. Em 2011, o Rio de Janeiro foi palco da homenagem ao herói que morreu e ressuscitou por nós. Três vezes. Depois, no ano seguinte, foi a vez de São Paulo e Florianópolis organizarem o evento. Agora, porém, é que a bizarra (e divertida) marcha conseguiu ganhar uma grande repercussão. O que não chega a surpreender totalmente os organizadores.De certa forma ficamos surpresos, mas é bem legal ver a repercussão que está tendo e também esperávamos um buzz no assunto por conta do apelo que o personagem Goku possuí, explica Marcel.

O pessoal de Curitiba gosta muito de coisas novas, eventos diferentes que não se veem em outros lugares ou não são comuns de acontecer, destaca Cassio.A marcha, inclusive, promete ser bastante animada (e nostálgica). Além da Genki Dama que será feita na Praça Santos Andrade (por um mundo cada vez melhor, garante Marcel), os participantes irão interagir cantando as músicas clássicas do desenho. Quem quiser também pode ir fantasiado: será feito um concurso de melhor cosplay do Goku. O vencedor levará prêmios da Titoys e também será aclamado o representando da marcha, ganhando destaque na foto histórica do evento. Uma das atrações esperadas, porém, não estará presente. Uma campanha pelas redes sociais tentou mobilizar o dublador original da série, Wendel Bezerra, a vir para Curitiba participar da marcha. Wendel, porém, declinou o convite: Pessoal de Curitiba, eu adoraria participar da Marcha para Goku, mas é impossível para mim… A causa é boa! Espero que vocês se divirtam e façam uma Genki Dama especial, escreveu Bezerra em sua rede social.Mas se o dublador será o desfalque, uma novidade poderá em breve alegrar um pouco mais o cenário curitibano.
Estátua em estudo – Embora ainda esteja em um estágio embrionário, há planos para que seja feita uma estátua do Guerreiro Goku. Um artista plástico está fazendo o orçamento da peça, que seria doada ao município e instalada na Praça do Japão. Esperamos incluir Curitiba no roteiro turístico nerd com esta estátua, além de tornar a cidade cada vez mais simpática para todos. Tudo começou com uma brincadeira, mas a cada hora que a participação aumenta, mais ideias surgem, afirma Marcel, lembrando que a marcha acontecerá faça chuva ou faça Sol.

Com o crescimento do evento, inclusive, outras grupos passaram a apoiar a Marcha para Goku, que ganhou o apoio do Shinobi Spirit, Titoys e Bunker Nerd, além, é claro, do Busão Curitiba, que participou da organização do evento desde o seu início. Para ajudar na organização, Rogerio Ramos e Kethlyn Luize se juntaram aos idealizadores da marcha, trazendo o “know-how” neste tipo de eventos.


Fã-clube

Paixão no Facebook
Muito mais do que um desenho, Goku é uma paixão. O personagem povoou a imaginação de diversas crianças ao longo da infância, crianças que cresceram, mas não esqueceram de seu herói.No Facebook, há uma página intitulada Igreja Universal do Reino de Goku. Feita para os gokuístas (fãs do protagonista de Dragon Ball), a religião expressa sua fé tendo como base de pregação dezesseis afirmações, dentre as quais: O DBZ, que é a palavra de GOKU, foi escrita por profetas divinamente inspirados. Ela é o padrão infalível pelo qual a conduta humana e as opiniões devem ser julgadas. ‘Toda a Escritura é inspirada por GOKU e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na Justiça, a fim de que o homem de GOKu seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2 Kuririn 3.16,17).


Histórico

Outros eventos nerds em Curitiba

Zombie Walk
Começou tímida em Curitba em 2008, com cerca de 500 pessoas fantasiadas de zumbis se arrastando pelo centro de Curitiba. Neste ano, o evento que acontece sempre no domingo de Carnaval, reuniu 14 mil pessoas e há alguns anos se uniu ao Carnival Festival, que apresenta bandas de rock

Shinobi Spirit
Também começou em 2008 como um evento pequeno, organizado por Rogerio Ramos – que agora está participando da organização da Marcha para Goku.
A última edição, no início deste mês. reuniu mais de 7 mil pessoas em dois dias, trazendo ainda concurso de Cosplay, muitas barracas de produtos ligados à cultura japonesa e nerd.