Assine e navegue sem anúncios [+]
Boletim atualizado

Curitiba confirma mais 22 óbitos por Covid-19; uma das vítimas morreu em casa por complicações tardias

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Curitiba registrou mais 22 mortes e 620 casos confirmados de Covid-19. Com os dados divulgados nesta terça (4), a capital do Paraná passa a somar 620 mortes e 21.570 diagnósticos positivos para coronavírus. A médica infectologista Marion Burger chamou a atenção para um morte tardia entre os 22 óbitos. O paciente, de 66 anos, morreu em casa, após mais de um mês após alta hospitalar: "São casos raros, mas já verificados em outras partes do mundo. Há mortes causadas por complicações tardias da infecção pelo novo coronavirus, como consequência de fenômenos tromboembólicos - trombose, infarto e acidente vascular cerebral (AVC) - ou até mesmo pelo dano causado em outros órgãos como rins e coração. O paciente de Curitiba teve diagnóstico e internamento em junho, mas registrou complicações trombolíticas tardias devido a doença".

Entre as novas mortes 15 ocorreram nas últimas 48 horas e sete aconteceram entre os dias 27 de julho e 2 de agosto. As novas vítimas fatais tinham idade entre 35 e 92 anos, 14 eram homens e oito eram mulheres. Fora o paciente que teve complicações tardias, os outros os pacientes passaram por internamento, 21 deles estavam internados em hospitais públicos e privados. Cinco das novas vítimas tinham idade abaixo de 60 anos, porém todas tinham fatores de risco para complicações da covid-19. Dois deles, com 35 e 36 anos, apresentavam doenças crônicas graves. Além dos 641 óbitos confirmados outros três estão em investigação.

Casos ativos
Dos 21.570 moradores da cidade que testaram positivo para o novo coronavírus, 15.510 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença, mas há ainda outros 5.440 que estão com a doença em fase ativa, ou seja, podem transmitir o vírus. Outros 641 casos estão em investigação, aguardando resultado de exames. Entre os casos confirmados, 501 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados da capital paranaense, 227 deles em UTI.

UTIs do SUS
A taxa de ocupação das 345 UTIs do SUS exclusivas para covid-19 nesta terça-feira é de 88% - todos aqueles que deram entrada no internamento com sintomas suspeitos de síndromes respiratórias agudas graves vão para leitos exclusivos covid-19 e não apenas os com casos confirmados de covid-19. Há 43 leitos livres.

Bandeira laranja

A secretária municipal Márcia Huçulak também reforçou a necessidade da bandeira laranja em Curitiba devido ao alto número de casos confirmados todos os dias e o número de pacientes com doença ativa, ou seja, que podem transmitir, que somam, segundo boletim desta terça, 5.540. Ela também justicou flexibilização dos horários de lojas de rua e de shoppings, a partir desta terça (4), afirmando que estudos mostraram ser a melhor alternativa contra a aglomerações. 


Números da covid-19 em Curitiba em 4 de agosto
620 novos casos
22 novos óbitos

Números totais
Confirmados – 21.570
Investigação – 641
Recuperados – 15.510
Óbitos – 620

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK