Reprodução de vídeo – Marion Burger

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmou, nesta quinta-feira (9), mais dez óbitos de moradores da cidade por Covid-19. Com isso, são 226 mortes causadas pela Covid-19 até agora. No boletim, a secretaria também registrou 418 novos casos de novo coronavírus na cidade. Com isso, já são 8.844 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, em 11 de março.

Mas o número mais dramático e que comprava o avanço acentuado da doença na Capital foi o total confirmado nesta semana. Foram 2.009 casos novos apenas desde a segunda-feira passada. Isso representa pouco mais de 22% do total até o momento.

“Em menos de uma semana, tivemos a confirmação de duas mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o que significa um aumento de casos ativos”, falou a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde, Marion Burger, reforçando o alerta para que a população siga as recomendações de distanciamento social e de circulação.

Segundo os boletins diários da Secretaria Municipal da Saúde, na segunda-feira passada foram confirmados 695 casos. No dia seguinte foram mais 256. na quarta-feira foram 640 e ontem, os 418. O número de óbitos confirmados nesta semana também ficou alto. Foram 37 do total de 226.

Até agora, 4.598 pessoas venceram a doença e estão recuperadas da Covid-19, mas o total de casos ativos na cidade é de 4.020. Ou seja, essas pessoas são potencialmente transmissoras do vírus. Há ainda outros 607 casos em investigação, aguardando resultado de exames.

UTIs do SUS
A taxa de ocupação das 271 UTIs do SUS exclusivas para Covid-19 ontem era de 89% — todos aqueles que deram entrada no internamento com sintomas suspeitos de síndromes respiratórias agudas graves vão para leitos exclusivos covid-19 e não apenas os com casos confirmados. Havia ainda 30 leitos livres.

Na Região Metropolitana de Curitiba, entre terça e quarta-feira, o número de leitos ocupados por pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença aumentou de 337 para 348. Dessa forma, mesmo com a criação de 10 novas vagas, a taxa de ocupação das UTIs exclusivas para Covid subiu de 93,35% para 93,80%.

No Litoral, o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, ampliou leitos Covid-19. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde ampliou para 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas Covid-19, quatro deles são novos e entraram em operação ontem.