Valdecir Galor/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmou nesta quinta-feira (28/2) um caso importado de febre amarela em Curitiba. O paciente é um homem de 69 anos, morador de Curitiba, que contraiu o vírus durante uma viagem a Adrianópolis, na região do Vale do Ribeira. O paciente é acompanhado pela secretaria, evoluiu bem e já recebeu alta. Não há risco de transmissão. A cidade segue livre da circulação do vírus e mantém as estratégias de prevenção.

No último verão, em janeiro de 2018, Curitiba também havia registrado um caso importado de febre amarela, de uma paciente, de 36 anos, que havia viajado para Mairiporã, em dezembro de 2017. A paciente também evoluiu bem, sem risco de transmissão e a cidade permaneceu sem circulação do vírus durante todo o ano.

“Desde então, a secretaria intensificou ainda mais a vacinação da febre amarela e a capacitação dos profissionais das redes pública e privada de saúde, emitindo notas técnicas e vídeos de orientação para a identificação precoce de pacientes com sintomas suspeitos de febre amarela”, explica a secretária municipal da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Entre as ações, há o monitoramento, pela Unidade de Vigilância de Zoonoses, dos macacos bugios e dos saguis. Eles costumam ser as primeiras vítimas da febre amarela silvestre. Curitiba não tem nenhum registro de macacos mortos pela infecção do vírus.

A secretaria também trabalha no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela urbana (não registrada no Brasil desde 1942). O Programa Municipal de Controle do Aedes promove uma série de ações que mantiveram os índices de infestação do mosquito em Curitiba próximo a zero no ano passado.

Vacina

A vacina da febre amarela é oferecida em 110 unidades de saúde de Curitiba, de segunda à sexta-feira. Além disso, algumas unidades vem abrindo aos sábados, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, para oferecer a vacina. Veja abaixo a lista das próximas unidades que abrirão nos próximos sábados.

Ao todo, mais de 700 mil pessoas foram imunizadas em Curitiba nos últimos dez anos, o equivalente a cerca de 42% da população. Só neste ano, foram aplicadas de 1 de janeiro até a última sexta-feira (22/2), 167.656 doses da vacina. A imunização é mais um fator que contribui para que Curitiba siga sem a circulação do vírus.

A vacinação de rotina da febre amarela é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. A dose é única – quem já tomou uma vez não precisa tomar uma segunda dose.

Se a pessoa não tomou a vacina ou se não tem certeza, pode verificar se há registro na carteira vacinal fazendo um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já – disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS – ou procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se imunizar.

Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de 6 meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Ela é contraindicada a pessoas que estão com febre alta, com deficiência do sistema imunológico ou com histórico de reação alérgica grave aos componentes da vacina (como ovo e gelatina, entre outros).

A febre amarela

A febre amarela é uma doença sazonal, geralmente com aumento de casos entre dezembro a maio. Não há transmissão de pessoa a pessoa.

No ciclo silvestre (cujos casos têm sido registrados recentemente no País), a transmissão é feita pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes infectados, que podem picar o macaco ou o homem, transmitindo o vírus da febre amarela.

No ciclo urbano (não registrado no país desde 1942), o homem é o único hospedeiro e a transmissão ocorre a partir do mosquito Aedes aegypti.

Sintomas

1ª fase – período de infecção: febre, calafrios, dores pelo corpo, náuseas e vômitos, sintomas comuns a várias outras doenças, como leptospirose e dengue.

2ª fase – período tóxico: febre, icterícia (pele e olhos amarelados, daí o nome febre amarela), urina escura, dores abdominais, hemorragias e outras complicações.

Cronograma

Veja as unidades que abrirão nos próximos sábados:

Dia 9/3

8h às 13h – Unidade de Saúde Caximba (Rua Del. Bruno de Almeida, 7.881, Caximba)

8h às 12h – Unidade de Saúde São José (Rua Piraí do Sul, 280, CIC)

8h às 12h – Unidade de Saúde Barigui (Rua Arthur Martins Franco, 5.516, CIC)

16/3

8h às 12h – Unidade de Saúde Jardim Gabineto (Rua Eng. João Visinoni, 458, CIC)