Nossa capital paranaense é destaque nas dicas culturais desta semana, que tem lives especiais, uma direto de shopping e outra com artista curitibano, livros para saber mais sobre a história da cidade e do estado e estreia de cinemas drive-in.

Em nosso site, também estreamos uma série: a Gente leite quente, que contará histórias de personagens que marcaram a cidade e estão na memória paranaense. O primeiro artigo é sobre Maria Bueno, transformada em santa pelos curitibanos.

E sempre que quiser mais sugestões culturais, é só acessar o nosso site: www.curitibadegraca.com.br, onde você sempre encontra diferentes opções para curtir durante esse período de isolamento e distanciamento social.


Foto: Reprodução/Site


A coleção “Histórias do Paraná” tem livros que abordam acontecimentos e personagens que fizeram parte da história do Paraná. 

Descubra mais sobre a história do Paraná

Que tal aproveitar os momentos em casa para aprender mais sobre a história do Paraná?

No site do Museu Paranaense estão disponíveis diversos livros para download gratuito.

São três coleções diferentes, com livros e teses que abordam o surgimento e desenvolvimento do estado em diversas áreas e personagens e movimentos que fizeram parte dessa trajetória. Entre os assuntos estão arqueologia, o movimento do Contestado, comunidades quilombolas, imigração dos judeus no Paraná e outros temas.

O endereço do site é www.museuparanaense.com.br. Para acessar, basta ir em Serviços/Edições Paranaenses.


Foto: Divulgação

O pianista curitibano Estefan Iatcekiw interpretará obras de Frédéric Chopin. 

Lives musicais e de marketing direto de Curitiba

As lives musicais se tornaram a sensação do momento durante a pandemia. Nesta semana, duas opções serão apresentadas direto de Curitiba.

Na quarta-feira (10/06), às 20h, o pianista curitibano Estefan Iatcekiw, que tem apenas 16 anos, interpretará obras de Frédéric Chopin em uma live no canal do Facebook da Unicultura (facebook.com/unicultura.ong) por meio do Projeto Bravíssimo. O músico iniciou no piano aos 5 anos de idade e estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, sendo o integrante mais jovem da instituição.
Já na sexta-feira (12/06), o Shopping Palladium promove uma live em comemoração ao dia dos namorados. Será com o grupo Cordas do Iguaçu – parte do projeto social Cordas do Paraná, que forma crianças e adolescentes carentes como músicos instrumentistas. A transmissão ao vivo acontecerá no Facebook e YouTube do Palladium Curitiba, a partir das 20h.
Em nosso site tem mais informações. Só acessar a editoria “Diversão Virtual”.

Para quem está a procura de mais informações sobre o uso das ferramentas de marketing e mídias sociais, na quarta-feira (10/06), às 20h, a jornalista Adriane Werner e a especialista em Marketing Digital, Karminy Butzen, falam sobre Facebook Marketing, no perfil de Facebook da jornalista (facebook.com/adriane.wernerii)


Foto: Reprodução/Site

Cinema drive-in Autocine Show está localizado em meia à natureza, na cidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba. 

Hora de curtir um cinema dentro do carro

Já que não podemos ir ao cinema, a região de Curitiba está ganhando cinemas drive-in, para o público aproveitar a sétima arte de forma mais segura, sem sair do seu carro.

Na quarta-feira (10/06), estreia o Cine Drive-in Madalosso, mas os ingressos já estão esgotados – o espaço abriu para 30 sessões somente. Contudo, não fique triste, pois na quinta-feira (11/06) terá a abertura de outro drive-in: o Autocine Show, localizado em Colombo, perto do Santa Mônica Clube de Campo, em um local em meio à natureza. A programação até o dia 14 de junho e a compra de ingressos (que custam R$ 40 + taxa administrativa por carro) já estão disponíveis no site www.autocineshowoficial.com.br.
Se você ainda prefere ficar em casa, existem outras opções de cinema virtual. Só acessar o nosso site, na editoria “Diversão Virtual” para saber quais são. Depois, é só preparar a pipoca, se jogar no sofá e aproveitar!


Foto: Divulgação

Maria Bueno foi assassinada pelo seu amante e quase teve a cabeça separada do corpo à navalhadas. 

Gente Leite Quente

A história de Curitiba tem diversos personagens que marcaram época e fazem parte da memória curitibana. Para relembrar alguns deles, estreamos a série “Gente Leite Quente”.

O primeiro artigo fala sobre a vida de Maria Bueno, considerada a Santa de Curitiba. Seu túmulo no Cemitério Municipal atrai devotos para fazer ou agradecer pedidos. Vítima de um crime perverso, sua história até hoje não é bem clara e existem várias versões. Para saber quais são e conhecer mais sobre a santa curitibana, basta acessar o nosso site www.curitibadegraca.com.br.


Foto: prostooleh/FreePik

Os resíduos orgânicos e recicláveis devem ter cuidados especiais durante a quarentena. 

Vamos falar de prevenção contra o coronavírus?

Todos já sabemos bem as principais medidas de prevenção contra a covid-19: higienizar bem as mãos, usar máscara corretamente ao sair de casa – mas só sair em casos essenciais e manter o distanciamento social enquanto estiver na rua, utilizar sapatos e roupas específicos nessas situações e limpar todos os produtos que comprar. Porém, sabia que o lixo também faz parte de tudo isso?

Na coluna “Meio Ambiente, Cultura e Cidadania”, neste link, o gestor ambiental Wainer Luiz Louza Borges ensina quais são os cuidados que você deve ter na hora de descartar os resíduos orgânicos e recicláveis.