Está com as crianças passando férias em Curitiba? Então, aproveita para levar os pequenos para passear! Nesta próxima semana, tem várias atrações, desde culturais até brincadeiras em parques. Tudo de graça, claro!

Confira algumas opções e acesse o nosso site para saber de outros eventos para a criançada no menu Eventos Gerais/Especial Férias Escolares. O endereço é www.curitibadegraca.com.br


Lucilia Guimaraes

Brincadeiras e esportes em seis parques de Curitiba 
Neste último fim de semana, começou o programa Verão Curitiba, que oferece diversas brincadeiras e atividades esportivas em seis parques da cidade até o dia 16 de fevereiro.

De terça a sexta-feira, a programação acontece somente no Passeio Público ( Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/nº – Centro), sempre das 14h às 18h. Nesses dias, estarão disponíveis circuito infantil de bicicleta, jogos lúdicos de tabuleiro, espaço infantil com blocos de montar e gangorrinhas, pintura no papel kraft e brinquedos inclusivos.

Já aos sábados e domingos, no mesmo horário, a recreação também invade os parques Bacacheri (Rua Paulo Nadolny, s/nº – Bacacheri), Passaúna (Rua Ângelo Marqueto, 2528 – Augusta), Barigui (Avenida Cândido Hartmann, s/nº – Santo Inácio), Lago Azul (Rua Colomba Merlin, 831 – Umbará), além do Passeio Público. Nos fins de semana, as atrações serão sempre variadas entre os parques, incluindo brincadeiras com água.
Em caso de chuva, as atividades do dia podem ser canceladas.

E por falar em parques, o carrossel e o trenzinho elétrico continuam no Passeio Público até o dia 29 de março.


História dos povos paranaenses e brincadeiras indígenas

Todas as quintas-feiras, até o dia 20 de fevereiro, o Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 – São Francisco) está realiazando uma programação especial para crianças de 6 a 10 anos. Os pequenos podem participar de visitas medidas às exposições relacionadas aos povos originários do Paraná, além de atividades como contação de histórias, brincadeiras indígenas e curiosidades sobre palavras de origem indígena.
As atividades ocorrem das 14h30 às 16h e são gratuitas. Mas, é necessário fazer inscrição antecipada neste link: https://www.sympla.com.br/museuparanaense.


Divulgação AEN

Diversão e cultura na Biblioteca Pública 

Durante todo janeiro, a Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro) tem mais uma programação especial voltada às crianças. O Cine Pipoca e Gincana da Leitura são os destaques da agenda, que ainda inclui sessões diárias de contação de histórias e oficinas de trabalhos manuais.
A tradicional Gincana da Leitura acontece a partir do dia 15 de janeiro e homenageia a escritora Clarice Lispector, cujo centenário será comemorado neste ano. Durante o mês, as crianças participam de atividades de criação e interpretação, desenvolvidas a partir de três obras da autora: A Vida Íntima de Laura, O Mistério do Coelho Pensante e A Mulher que Matou os Peixes. A maratona termina com um evento de premiação e entrega de certificados. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3221-4980 ou pelo e-mail [email protected].

Todas as atividades são gratuitas. Em nosso site (www.curitibadegraca.com.br), você encontra mais informações e a programação completa.

Fábrica de slime

Para as crianças que adoram slime, o Shopping São José, localizado na região metropolitana de Curitiba (Rua Izabel A. Redentora, 1434 – São José dos Pinhais) , recebe a Slime Fun Factory, entre os dias 16 de janeiro e 5 de fevereiro.
A atração simula uma fábrica de verdade, com “crachás”, área de “descontaminação” e portas numeradas para entrar no ambiente. As crianças poderão produzir um slime que brilha no escuro e visualizar a cor que ela fica, em caixas escuras no evento, e ainda levarão o slime criada para casa.
Podem participar crianças a partir de 3 anos de idade. A atração é gratuita e tem sessões de 25 minutos com até 20 crianças cada. O horário de funcionamento é das 12h às 21h, de segunda a sexta, e das 14h às 20h aos domingos.


Priscilla-Fiedler

Viagem virtual pela Serra do Mar 

Se está muito caro fazer a viagem de trem até o litoral, você pode fazer uma “viagem virtual” gratuita sem sair de Curitiba. O Expresso Estação é uma atração interativa e imersiva em um dos pontos turísticos mais famosos do Paraná: a Serra do Mar.
Com projeções de imagens e sons, o roteiro contempla a viagem de Curitiba a Paranaguá, no litoral do Estado, levando os participantes para cem anos atrás com narrativas sobre a região, riquezas da época, paisagens naturais, animais, trajeto e referências da Serra.
A atração funciona de terça a domingo, das 13h às 18h, no Shopping Estação (Avenida Sete de Setembro, 2.775 – Rebouças).