Foto: Monique Renne

Curitiba aparece como um dos principais destinos para eventos na América Latina em 2020. Segundo o ranking da CWT Meetings & Events, divisão da empresa global de gestão de viagens CWT, a Capital paranaense é o sexto principal destino na região, atrás apenas de São Paulo (1º), Bogotá (2º), Lima (3º), Rio de Janeiro (4º) e Cidade do México (5º). Em relação ao ranking passado, Curitiba subiu três posições, numa das melhores performances entre as cidades latino-americanas.
Um balanço feito na cidade pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) também reforça os números. De acordo com a entidade, os eventos sediados em Curitiba, em 2018, atraíram mais de 333 mil turistas e injetaram cerca de R$ 150 milhões para a economia local.
Nos primeiros seis meses de 2019, 20 eventos contaram com o apoio do Instituo Municipal de Turismo (IMT) e outros 25 eventos estão previstos até o final do ano, todos apoiados pelo Instituto.
Um dos mais importantes começou ontem e segue até 5 de outubro, o XXV Congresso Mundial da IUFRO, uma organização internacional de pesquisas florestais que se reúne a cada cinco anos. Esta é a primeira vez que o encontro acontece no hemisfério sul e na América Latina.
O destino Curitiba tem um estande na entrada da área da feira, que é feita no ExpoUnimed, onde expõe trabalhos de engenharia florestal, biologia, artesanato e móveis em madeira. O IMT preparou roteiros de visitas técnicas para os parques: Passaúna, Iguaçu, Tanguá e o Jardim Botânico que serão visitados por mais de 400 pesquisadores. Dos quase 4 mil inscritos, 80% são estrangeiros.

lista com o top 10 e sua posição no ranking passado
1 São Paulo, Brasil (1)
2 Bogotá, Colômbia (3)
3 Lima, Peru (6)
4 Rio de Janeiro, Brasil (4)
5 Cidade do México, México (2)
6 Curitiba, Brasil (9)
7 Medellin, Colômbia (10)
8 Belo Horizonte, Brasil (-)
9 Buenos Aires, Argentina (-)
10 Cartagena, Colômbia 9-)