Valquir Aureliano

O primeiro final de semana do mês de abril será uma oportunidade para os curitibanos fazerem uma viagem no tempo. Entre esta sexta-feira (5) e domingo (7), Curitiba receberá três eventos com um gostinho de nostalgia. O primeiro deles, que acontece nesta sexta e sábado (6), é o Encontro Nacional da Sociedade Numismática Paranaense (SNP), que reunirá os maiores colecionadores e comerciantes de cédulas, moedas e medalhas do país. Outro é a 4ª edição do MSX Curitiba, que reunirã fãs e colecionadores de um dos computadores mais populares do mundo nos anos 1980 e início dos anos 1990. Já neste sábado acontece a Feira Vinil Vivo, que promete ser uma “verdadeira máquina do tempo”.

O encontro nacional da SNP acontece nesta sexta, das 9 às 18 horas, e no sábado, também das 9 às 18 horas (depois, haverá Troca Indireta, evento exclusivo para associados). O público em geral pode participar do evento, que acontecerá no Hotel Mabu em frente à Praça Santos Andrade, mas é preciso fazer um cadastro prévio. Mais informações podem ser encontradas no site www.snp.org.br.

Durante o encontro, serão comercializados cédulas, moedas, medalhas, quadros, fichas particulares, medalheiros, livros e material numismático em geral. Na troca indireta, exclusiva para sócios, estarão disponíveis para lances mais de 750 lotes, cujos valores iniciais variam entre R$ 20 e R$ 16 mil.

Também nesta sexta o Colégio do Bosque Mananciais começa a sediar a 4ª edição do MSX Curitiba – evento que vai reunir fãs e colecionadores do MSX, um dos computadores mais populares do mundo nos anos 1980 e início dos anos 1990, antes da popularização do computador pessoal (PC). O evento acontece até domingo e os visitantes poderão utilizar os computadores em exposição, inclusive os jogos.

Sucesso no Brasil e no mundo antes da popularização do PC, o MSX é um computador de 8-bit criado em parceria com Bill Gates antes da era Windows e produzido por diversos fabricantes. Foi fabricado até 1993 mas até hoje são desenvolvidos softwares e hardwares para ele. No evento, os participantes ainda terão a oportunidad de conhecer como era o mundo on-line nos anos 1980, antes da internet, conferir impressoras mecânicas, os primeiros digitalizadores de imagem e edição de vídeo, jogos em laser disk, teclado musical da Yamaha para MSX, braço mecânico educacional para MSX e a linguagens de programação da época. “É uma grande reunião dos colecionadores, que trarão seu acervo”, explica o idealizador do evento, Luciano Cadari.

Nova Garagem comemora sete anos com o Record Store Day

Já neste sábado (6), para comemorar os sete anos da Nova Garagem, a Feira Vinil Vivo realizará o 3º Record Store Day Curitiba. O encontro terá expositores de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná, além de opções de cervejas e empanadas colombianas.

Além dos expositores convidados, quem comparecer ao evento poderá conferir também todo o acervo do Nova Garagem, com inúmeros títulos de discos de vinil de todos os estilos musicais. O espaço é conhecido por possuir uma enorme a variada coleção de artigos vintages e retrôs para todos os gostos – desde mesas antigas totalmente trabalhadas até peças raras de decoração.

A história nos conta que o Record Store Day nasceu em 2007 como una celebração da cultura protagonizada pelas diversas lojas de discos independentes dos Estados Unidos e hoje já abrange o mundo todo. Inúmeros lançamentos de álbuns, EPs e bootlegs, feitos no exterior serão novidades nesta terceira edição curitibana.

“No Brasil as fábricas fecharam por um tempo, mas nos Estados Unidos e na Europa o vinil continuou sendo produzido e vendido todos esses anos. Portanto, o vinil não acabou e voltou. Os colecionadores brasileiros continuaram comprando discos e isso fez com que algumas fábricas fossem abertas em nosso país” explica Aroldo Glomb, organizador do encontro.

SERVIÇO

3º Record Store Day Curitiba + Aniversário de sete anos da Nova Garagem
Local: Nova Garagem – Rua México, 808, Bacacheri, Curitiba.
Data: 06 de abril, das 10h às 18h.
Link do evento: https://www.facebook.com/events/622242488213840/
Entrada Gratuita

4º Encontro MSX Curitiba, no colégio do Bosque Mananciais
Data: sexta-feira, 5 de abril, a domingo, 7 de abril de 2019
Horário: – sexta-feira – aberto para os alunos do Colégio do Bosque Mananciais – das 11h às 19h
Sábado e domingo: – aberto ao público – 9h às 20h
Palestra aberta ao público: 14h – 15h
Local: Unidade Bosque – Rua José Kormann, 940
Entrada Gratuita

61º Encontro Nacional da Sociedade Numismática Paranaense (SNP)
Quando: 05 e 06 de abril
Horário: das 9 às 18 horas (com pausa no horário de almoço)
Onde: Hotel Mabu Curitibana Business, rua XV de Novembro, nº 830
Contato: [email protected]
Mais informações: http://www.snp.org.br