Publicidade
Seca

Curitiba ficou sem as 'águas de março' e previsão para próximos dias não é animadora

(Foto: Franklin de Freitas)

O mês de março  apresentou pouca chuva em relação as médias históricas em todo o Paraná, segundo levantamento do Instituto Simepar. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) praticamente não choveu. Em Curitiba e na Lapa, por exemplo, a chuva acumulada foi de apenas 11,6 mm, o menor valor para um mês de março desde a instalação das estações, em 1998. E a previsão não é animadora para a semana. Nos próximos nove dias, não há previsão de chuva significativa na região de Curitiba. De acordo com o Simepar, deve chover na segunda (6), mas apenas pancadas de chuva, depois só deve chover no dia 14. Na terça (7), no entanto, a temperatura máxima deve cair 10 graus, passando de 30 graus na segunda (6) para 20, mas o tempo fica nublado. 

A previsão é sol para o domingo (5), com amplitude térmica de 12 a 28 graus na capital paranaense. Na segunda (6), as temperaturas vão de 13 a 30 graus e com possibilidade de pancadas de chuva e depois disso segue sem precipitações até o dia 14. 

Sem chuvas, o racionamento de água segue na Grande Curitiba, tanto que a Sanepar divulgou neste sábado (4) mais uma programação de racionamento em Curitiba.

Confira aqui onde vai faltar água

Déficit em todo o Paraná - No litoral o déficit de chuva também foi elevado: em Guaratuba superou os 200 mm. Choveu um pouco mais em algumas cidades litorâneas (Antonina e Guaraqueçaba) e também no norte e noroeste. Em Apucarana foram 117,2 mm, enquanto em Paranavaí choveu 107,2 mm. Ao longo do mês tivemos poucos sistemas organizados avançando pelo Estado, o que provocou esta anomalia negativa. Apesar desta situação, alguns temporais ocorreram no oeste paranaense no dia 07/03/2020. As temperaturas médias ficaram perto ou acima das médias históricas no Estado em março de 2020. As máximas médias, por exemplo, superaram em até 2°C os valores considerados normais entre o sudoeste e o oeste do Paraná. Em Capanema, inclusive, foi registrada a maior temperatura do mês: 40,0°C no dia 13/03. Já nas praias, RMC e no norte pioneiro as temperaturas máximas ficaram bem perto dos valores climatológicos. A menor temperatura do mês foi observada em General Carneiro: 7,6°C no dia 25/03.Anomalia de precipitação (mm) - Março de 2020.

Veja a previsão completa do tempo AQUI

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES