Divulgação/SMCS

O prefeito Rafael Greca assina, nesta sexta-feira (1º/11), às 11h30, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o decreto que aprova e institui o Plano de Estrutura Cicloviária e define as competências sobre gestão e implantação no âmbito municipal. No mesmo ato será entregue o primeiro trecho do eixo cicloviário Intercampi, estrutura para a ligação do campus de Comunicação e Artes ao campus de Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na região do Juvevê/Cabral.

Em implantação, a nova estrutura para o trânsito de bicicletas na região do Juvevê e Cabral terá 3,4 km de extensão ao seu final e vai ampliar a malha cicloviária, formando uma rede com ligação à ciclofaixa da Avenida João Gualberto, ao Terminal Cabral até a estrutura existente da Rua Flávio Dalegrave, na marginal da linha férrea.

No roteiro da ligação cicloviária entre os campi da UFPR há diferentes tipologias de estrutura em implantação. Nas proximidades do campus de Comunicação e Artes são ciclofaixas bidirecionais em trechos das ruas Manoel Eufrásio e Recife, mais um trecho de passeio compartilhado na Almirante Tamandaré. O itinerário segue com ciclofaixa na Arthur Loyola e ciclorrotas em trechos da Chichorro Jr., João David Perneta, João Américo de Oliveira e Fernandes de Barros, no entorno do campus de Agrárias.

O Plano de Estrutura Cicloviária, em desenvolvimento pela Prefeitura, prevê um sistema integrado por laços de conexão (que ligam por meio de sinalização ou infraestrutura os setores não contemplados com estrutura cicloviária à estrutura existente mais próxima), favorecendo a intermodalidade ou multimodalidade de transporte.

Aviso de pauta: entrega do trecho Intercampi do Plano de Estrutura Cicloviária
Data: sexta-feira (1º/11)
Horário: 11h30
Local: foyer do Ippuc (Rua Bom Jesus, 669, Juvevê)