Os vereadores de Curitiba aprovaram nesta quarta-feira (23), em primeiro turno e por unanimidade, o projeto de iniciativa do Executivo que proíbe o uso de animais de tração, assim como sua exploração para fins comerciais. O tema foi debatido por diversos vereadores e a votação foi acompanhada por entidades ligadas à causa animal.

Durante a votação do projeto de lei, o presidente da Câmara, Ailton Araújo (PSC), suspendeu a sessão por 5 minutos para que pudesse se pronunciar a coordenadora do Fórum dos Direitos Animais e representante do SOS Bicho, Tosca Zamboni. Ela lembrou que o projeto é resultado de mais de 30 anos de reivindicações, sendo que recentemente mais de dez mil assinaturas foram recolhidas em apoio à causa. Uma cidade humana e ecológica não pode ser conivente com a escravidão animal.

Para ela, a preocupação com quanto às famílias que dependem destes animais para sua subsistência é pertinente, mas hoje foram criados mecanismos que podem oferecer condições humanas para estas pessoas.