Levy Ferreira/SMCS

Planejar, projetar, construir e programar robôs com os materiais da Lego, desenvolvendo o trabalho em equipe, é o objetivo proposto pelo Torneio de Robótica First Lego League (FLL). Nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, Curitiba recebe a etapa nacional da competição que reunirá no Colégio Sesi, unidade CIC, 30 times compostos por estudantes do próprio Colégio Sesi e outros 24 times com integrantes de escolas públicas, particulares e de equipes de garagem. A comunidade pode assistir a todas as etapas gratuitamente. 

Com a temática Into Orbit, o torneio estimula a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos. Este ano, o desafio dos estudantes foi identificar soluções para problemas sociais ou físicos enfrentados por humanos que ficassem em órbita por longos períodos. Os projetos serão avaliados em quatro categorias: Desafio do Robô (programação dos robôs toda feita por alunos); Design do Robô; Projeto de Pesquisa e Core Values (trabalho em equipe). 

Tecnologia em sala de aula

A analista técnica do Sistema Fiep e coordenadora da FLL, Ana Paula Costa de Oliveira, explica que a robótica estimula os jovens a se interessarem por temas voltados às ciências naturais, tecnologias e disciplinas de exatas. “Percebemos melhores desempenhos em matemática, física, química e no exame nacional do ensino médio (ENEM).” Ainda segundo a coordenadora, o ensino da robótica está cada vez mais disseminado e a utilização da tecnologia em sala de aula faz com que conceitos que anteriormente eram passados apenas na teoria, sejam aplicados na prática, estimulando os alunos e deixando as aulas ainda mais interessantes.

A rede de Colégios Sesi no Paraná traz na grade curricular as Oficinas Tecnológicas, prioridade de ensino pela pesquisa e uma metodologia inovadora na qual os estudantes do ensino médio são desafiados a aprender disciplinas como Física e Matemática com base em programação e montagem de robôs. Com isso, os alunos conseguem enxergar os temas além da sala de aula, resultando em um engajamento muito maior.

 

SERVIÇO

Torneio de Robótica First Lego League – etapa nacional

O público pode assistir a todas as etapas gratuitamente.

Local: Colégio Sesi Unidade CIC- Avenida Senador Accioly, 250 – Cidade Industrial – CIC

Data: 29/11

Horário:8 às 19 horas

Etapa para estudantes do colégio Sesi

Data: 30/11

Horário: 08 às 12 horas

Etapa para estudantes do colégio Sesi

Data: 30/11

Horário: 14 às 19 horas

Etapa para estudantes de escolas públicas, privadas e equipes de garagem

Data:1/12

Horário: 8 às 18 horas

Etapa para estudantes de escolas públicas, privadas e equipes de garagem