Pedro Ribas/SMCS

A Associação dos Defensores Públicos do Paraná (Adepar) está preparando um mutirão de documentação pessoal nesta quinta-feira (24/5), na Rua da Cidadania Matriz, e sexta-feira (25/5), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila das Torres. O evento é inteiramente gratuito e vai ocorrer das 9h às 16h30, nos dois dias.

O objetivo é oferecer soluções para problemas de registro civil. Entre outras demandas, o atendimento jurídico deve garantir retificação de erros de registro e criação de registros tardios para quem não tem, por exemplo, certidão de nascimento ou casamento. A Prefeitura participa, além da estrutura, com encaminhamento de público pela Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba.

“Faremos uma orientação aberta para qualquer pessoa que queira participar”, afirma Lívia Brodbeck, presidente da Adepar e idealizadora do evento. De acordo com ela, o IBGE estima que cerca de 200 mil pessoas no Paraná não têm qualquer tipo de registro básico. “Quem não tem esses documentos não exerce a cidadania plena”, acrescenta.

Não é necessária nenhuma inscrição para poder participar do mutirão. O atendimento será feito de acordo com ordem de chegada e a duração das orientações depende de cada caso específico.

De onde veio a ideia?

Erradicação do sub-registro, que é a ausência completa ou parcial de registros básicos, é o tema da vez escolhido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) para as comemorações do Dia Nacional do Defensor Público, celebrado no dia 19 de maio.

O tema definido pela entidade norteia diversas ações e eventos organizados pela Defensoria Pública ao longo de todo o ano e em qualquer local do Brasil.

Parceria com a FAS

Outros serviços serão disponibilizados pela parceria entre Adepar e FAS durante o segundo dia de evento, no Cras Vila das Torres. Confira quais são eles:

– Confecção de Carteira de Trabalho

– Inscrição e atualização do Cadastro Único

– Atendimento social

– Teste rápido de HIV

– Orientações sobre saúde bucal

– Orientações sobre o aplicativo Já Curitiba (agendamento de consultas)

– Inscrição e atualização do cadastro do Armazém da Família

– Ação de educação ambiental

– Divulgação de serviços do Centro de Valorização da Vida (CVV)


Serviço

Mutirão de Documentação Pessoal

24/5

Rua da Cidadania Matriz, Praça Rui Barbosa, Centro de Curitiba

Horário: 9h às 16h30

Gratuito


Mutirão de Documentação Pessoal e Assistência Social

25/5

Cras Vila das Torres – Rua Aquelino Orestes Baglioli, 120, Prado Velho

Horário: 9h às 16h30

Gratuito