Morar bem

Curitiba recebe residencial de luxo focado na terceira idade

(Foto: Divulgação)

Diante de um cenário comum no país, onde as casas destinadas ao público de idade mais avançada seguem o mesmo padrão, sem inovações e adaptações customizadas, a família curitibana Caron decidiu fazer diferente. Já atuando dentro do cenário da saúde no estado, lançam oficialmente o Elissa Village, um novo conceito de residencial destinado ao público 60+. Com investimento de cerca de R$ 24 milhões e três anos de desenvolvimento, o local foi idealizado com base nos estudos sobre longevidade e estruturado com aplicações tecnológicas de última geração. “Implementamos um comitê para abrir as portas assegurando que nossas instalações estejam protegidas contra o coronavírus”, explica o CEO Edson Matos.

Inspirado em modelos americanos e europeus, o empreendimento tem o mesmo luxo de hotel, se afastando de parecer um ambiente hospitalar. Construído em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de 300 mil m², com vista para a natureza - 20 minutos da capital curitibana -, o empreendimento possui 6.000 m² de área construída e conta com 74 apartamentos com suítes individuais, biblioteca, salão de beleza, espaços multiuso com salas de jogos, computadores e cinema, varanda para atividades de artes, espaço ecumênico, academia, piscina aquecida, pista de caminhada, solarium, horta, jardinagem e restaurante. Os planos seguem o formato de mensalidade, contendo ou não todos os serviços, e no formato Day Use, onde o usuário escolhe períodos curtos para usufruir do local.

Tecnologia e hotelaria de alto padrão

Em termos de tecnologia, há sensores de queda nos quartos e corredores, mapa de calor - capaz de emitir relatórios e monitorar hábitos da rotina e saúde do morador -, luzes balizadoras que acendem quando ele pisa no chão do quarto escuro. Nas áreas comuns, um sistema de acústica favorece a sociabilização, que combate o isolamento que pode levar à depressão.

Todas as suítes foram planejadas para garantir o máximo de conforto e segurança, com piso aquecido, emborrachado e antiderrapante, sem nenhum desnível que impeça a locomoção do hóspede, móveis com quinas arredondadas, cabeceira da cama acolchoada, cores acolhedoras e tecidos escolhidos considerando durabilidade, manutenção e aconchego.

Combate ao Covid-19

Por conta do novo coronavírus, as medidas de segurança relacionadas à saúde do morador e dos funcionários foram reforçadas. Para isso, a equipe estabeleceu rotinas seguras durante a entrada e saída dos turnos, sendo obrigatório o uso de máscara, verificação de temperatura corporal, orientação para banho de aspersão no início e no término do trabalho e utilização de uniformes desinfetados diariamente.

Gastronomia

Os cuidados com a alimentação no Elissa vão além de uma dieta balanceada para ajudar no combate de doenças e dos efeitos do avanço da idade. O conceituado chef Reinhard Pfeiffer, especialista em gastronomia funcional, elaborou um cardápio exclusivo para o restaurante com combinações que minimizem os impactos de alguns alimentos no organismo. Os ingredientes são orgânicos e extraídos da horta do próprio empreendimento, ou fornecidos por produtores locais, contribuindo, assim, para a economia da região.

Spa e equoterapia

Dentre os serviços se destacam o concierge, room service, motorista particular, spa, equoterapia e hidroterapia, além da assistência à saúde e segurança 24 horas. Na programação das atividades estão oficinas de memória, de uso de tecnologias, tai chi chuan e horta orgânica entre outras. Eventos como happy hours, festas de aniversário, cine debates e degustação de chás também são algumas das atividades para os moradores.

Staff altamente capacitado

A equipe multidisciplinar vai desde o concierge à assistente espiritual, passando por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas, educadores físicos e fonoaudiólogos. Toda a equipe envolvida passou por um treinamento que incluiu o uso de um simulador que transmite as mesmas sensações visuais, auditivas e especiais dos idosos, garantindo um atendimento de qualidade baseado na empatia.