Incentivo

Curitiba ganha unidade do projeto Cantos de Leitura

(Foto: Divulgação )

 Na próxima segunda-feira (25), os livros ganharão um lugar especial na Escola Municipal Dr. Hamilton Calderari Leal, localizada no bairro de São Miguel, em Curitiba. A instituição de ensino será contemplada com uma unidade do projeto Cantos de Leitura, com acervo de 1.200 novos livros. A implantação do espaço de leitura é uma realização da Rede Educare com patrocínio da Novelis via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.

A nova biblioteca de ambientação lúdica, que também conta com materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos, passa a beneficiar 306 estudantes com idades entre 4 e 15 anos, matriculados na Educação Infantil II e no Ensino Fundamental I e II da instituição. Esta é a 62ª unidade implantada do projeto que está em sua sexta edição, sendo a unidade de Curitiba parte da quinta edição, que teve suas inaugurações adiadas ano passado por conta da pandemia da Covid-19.

“O projeto Cantos de Leitura é um presente que começou a ser delineado por um telefonema e construído durante o período da pandemia em meio a tantas restrições e desafios. Hoje temos um espaço acolhedor e que encanta a cada um, proporcionando a formação de novos leitores e, consequentemente, a ampliação de conhecimentos para a transformação social. Com certeza, o projeto nos inspira em um momento único, de retomada e de construção de novas possibilidades para auxiliar a comunidade escolar na superação das dificuldades e numa aprendizagem mais significativa e emancipadora. Nossa maior satisfação será ver o brilho nos olhos de cada um ao entrar nesse espaço e se apaixonar ao contato com cada livro”, comenta Adriana Ribeiro, diretora da escola.

A unidade de Curitiba é a sexta entregue neste ano de 2021 pelo projeto Cantos de Leitura, que soma 73.200 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de beneficiados do projeto, entre crianças, jovens e adultos. São mais de 58 mil beneficiados pelo Brasil, de diversas faixas etárias, que frequentam gratuitamente, os espaços.

“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento” explica Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

“A leitura é a principal ferramenta para a formação de indivíduos e um poderoso instrumento na construção de um futuro digno e justo para todos. Ajudar a geração do futuro com conhecimento e oportunidade é uma prioridade para a Novelis. Sentimos grande satisfação em poder participar de projetos como esse e dar continuidade a eles, mesmo com adversidades como a pandemia”, ressalta Eunice Lima, diretora de comunicação e relações governamentais da Novelis América do Sul.

Cantos de Leitura – É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como de encontro. São mais de mil histórias em um espaço voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos. A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem em regiões vulneráveis. O acervo do Cantos de Leitura é formado por jornais, revistas, periódicos além de um vasto catálogo de livros.

SERVIÇO:

Inauguração - Cantos de Leitura - Curitiba

Quando: 25 de outubro (segunda-feira)

Horário: 11h

Onde: Escola Municipal Ayrton Senna da Silva

Endereço: R. Victor Grycajuk, 121 - São Miguel, Curitiba - PR, 81452-330