Thiago Andre Costa/SMCS

A segunda-feria, 24, amanheceu gelada em vários municípios do Paraná. A presença de uma massa polar deixou as temperaturas abaixo dos 10ºC em todo o Estado.  Apenas na faixa litorânea, os termômetros registram temperaturas acima dos 10 ºC. No decorrer do dia, as temperaturas não apresentam grandes elevações. Em Curitiba foi registrada a manhã mais gelada do ano, com 6ºC e sensação térmica de 5ºC.

Em vários lugares os campos amanheceram brancos por cauda da geada. Em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, o dia amanheceu com os termômetros marcando apenas 3ºC. No entanto, o destaque das baixas temperaturas fica com as regiões de Cascavel e Entre Rios que já registraram 3.0°C e 2.4°C, respectivamente. Houve a formação de geada em todas estas localidades. 

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) previa a formação de geadas em regiões do Estado para esta segunda-feira (24) e terça (25). “Temperaturas compatíveis com formação de geadas no oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e sul da RMC. Mesmo no norte não se descarta ocorrência de geadas fracas em alguns pontos. Mais ao sul o vento pode inibir a ocorrência do fenômeno”, informou.

Por outro lado, vários municípios da Região Metropolitana estão dentro da área afetada. A previsão é de 3ºC para municípios ao sul de Curitiba, como Rio Negro.