Fra

O ‘veranico” em pleno inverno segue firme em praticamente todo o Paraná neste sábado (12). Segundo o Instituto Simepar, até as 13 horas, todas as cidades do Estado, menos as praias, registraram valores acima de 30 graus. Curitiba, segundo a medição até as 13 horas, registra o segundo dia mais quente do ano: 32,6°C. Só “perde” para os 32,9°C do dia 17 de fevereiro. Nas regiões Oeste, as temperaturas passaram dos 37 graus nesta tarde. Nas praias, que registraram as menores temperaturas, a média ficou entre 24 e 25 graus. O Simepar registrou também neste sábado umidade relativa abaixo dos 20% em algumas cidades do oeste e do noroeste paranaense, como Ubiratã e Paranavaí.

Como serão os próximos didas

O “calorão” segue em todo o final de semana, com marcas máximas sempre acima dos 30°C na maior parte do Paraná. Algum refresco apenas para a parte mais ao Sul do Estado a partir da terça-feira (15), quando o tempo fica mais encoberto e as máximas caem. Em Curitiba, nublada, a temperatura não deve passar dos 20°C. A Capital pode ter tempo instável a partir da quarta (16).

Estiagem e falta de água na RMC

Moradores da Região Metropolitana de Curitiba reduziram o consumo de água em torno de 14% em agosto, em relação ao mês de abril, quando estava em vigor o rodízio parcial de abastecimento. O consumo médio de água por residência caiu de 10 mil litros, em abril, para 8,5 mil litros, em agosto.

“O desafio agora é chegar aos 20%, conforme a nossa meta”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky. Ele explica que esse desafio se intensifica por causa do tempo seco e das temperaturas em elevação registradas nos últimos dias e previstas para o próximo período