Franklin de Freitas – Vacinação de primeira dose tem 18 pontos na Capital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba retoma, nesta quinta-feira (22), a aplicação da primeira dose da vacina anticovid. Neste dia, o atendimento será somente para as pessoas com 38 anos completos nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro. Nesta sexta (23), serão convocadas para a primeira dose as pessoas com 37 anos completos. Nestes dois dias, serão 18 pontos de vacinação distribuídos pela cidade das 8h às 17h.

Devido à limitação de doses não haverá repescagem para outras faixas etárias nem grupos prioritários. O avanço da imunização depende da avaliação de estoque e chegada de novo lote de imunizantes.

Para receber a vacina a SMS orienta fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.

Também será preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência com endereço de Curitiba (no caso de estar no nome do cônjuge, deve ser apresentada também certidão de casamento ou de união estável).

Segunda dose — Nesta quinta, a aplicação de segunda dose é para pessoas imunizadas com a primeira dose de Coronavac em 27 de junho e com a Astrazeneca em 27, 28 e 29 de abril. Para amanhã não há programação de aplicação de segunda dose.

Vacinas — O Paraná começou a distribuir nesta quarta-feira (21) mais 377.505 vacinas contra Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde. As doses fazem parte da 31ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. São 453,7 mil vacinas no total, sendo 296.550 da Covishield (AstraZeneca/Oxford); 88.200 da CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac); e 69.030 doses da Comirnaty (Pfizer/BioNTech). Parte do quantitativo será armazenada para segunda dose, e parte ainda é esperada para os próximos dias.