GENTE DE BEM

Curitiba se agasalha com solidariedade contra o frio

Ação do Engenharia Solidária no ano passado, mesmo com a pandemia
Ação do Engenharia Solidária no ano passado, mesmo com a pandemia (Foto: Divulgação)

Curitiba se prepara para enfrentar nos próximos dias uma das mais intensas ondas de frio do ano. E para que ninguém fique vulnerável nesses dias gelados, diversos projetos se valem da solidariedade para poder agasalhar bem a cidade e levar calor para todos.

Uma dessas iniciativas é o Aquece Paraná, um projeto do governo estadual e da Superintendência Geral de Ação Solidária que arrecada roupas, calçados, cobertores, roupas de cama e outros itens em bom estado de uso. Os pontos de coleta ficam montados nos quartéis do Corpo de Bombeiros em todo o estado e também é possível doar utilizando o aplicativo disponível na página www.aqueceparana.pr.gov.br.

Outro projeto, realizado pela Prefeitura de Curitiba, é o Doe Solidariedade, que recebe doações de roupas masculinas e também alimentos não perecíveis nas Ruas da Cidadania e na administração regional da CIC, nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e nas lojas dos supermercados Condor e Festval, além de periodicamente serem realizadas arrecadações por drive-thru em pontos diversos do município.

Já o Grupo Rango de Rua distribui marmitas para a população sem teto de Curitiba e também entrega cobertores, mantas e outras peças de inverno. O grupo, formado por amigos voluntários, está presente nas redes sociais e precisa de: doação de agasalhos, cobertores, tênis, meias e roupas de baixo; doação de alimentos, ingredientes e embalagens para o preparo semanal; ajuda na cozinha, na embalagem do alimento, no transporte de doações e no transporte e entrega do alimento.

Já na próxima semana acontece ainda, entre os dias 4 e 7 de agosto, a quinta edição do Engenharia Solidária, uma iniciativa das turmas do 1º período de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que visa arrecadar doações de roupas de frio e produtos de higiene/limpeza para a Central Única das Favelas (CUFA) do Paraná.

Segundo Vitor Melo, responsável pelo marketing do projeto neste ano, a iniciativa, que conta com o apoio da Tera Engenharia, foi pensada justamente para compartilhar amor em forma de calor nesses tempos de frio. Para ajudar, é possível fazer doações pelo PIX (chave é o e-mail eng.solidaria.utfpr@gmail.com) ou levando sua doação até o ponto de coleta, na garagem do bloco X da UTFPR.

SERVIÇO
Campanhas contra o frio em Curitiba

Aquece Paraná
O que é: Iniciativa do governo estadual, arrecada roupas, calçados, boertores, roupas de cama e outros itens em bom estado de uso.
Doações: pelo aplicado na página www.aqueceparana.pr.gov.br ou nos pontos de coleta, que também estão listados no site

Doe Solidariedade
O que é: Organizado pela Prefeitura de Curitiba, arrecada alimentos e roupas que ajudam famílias em situação de vulnerabilidade e pessoas em situação de rua atendidas pela FAS.
Doações: São mais de 130 pontos fixos de coleta de doações, além de drive-thrus organizados periodicamente. Você pode conferie os locais no site fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=1397

Rango de Rua
O que é: Grupo de voluntários que leva alimento, roupas e cobertores (entre outras coisas) para pessoas em situação de vulnerabilidade (principalmente a população de rua).
Doações: É possível ajudar com doações (de alimentos, ingredientes, embalagens ou mesmo roupas e cobertores) ou com trabalho voluntário. Para mais informações, confira as redes sociais @RAngoDeRua

Engenharia Solidária
O que é: Projeto realizado pelos alunos do 1º período de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica da UTFPR que neste ano visa arrecadar roupas de frio de produtos de higiene/limpeza para a CUFA do Paraná.
Doações: Entre os dias 4 e 7 de agosto, das 10 às 18 horas, um ponto de coleta funcionará na garagem do bloco X da UTFPR. Além disso, também é possível fazer doações pelo PIX (chave email eng.solidaria.utfpr@gmail.com)