Publicidade
Gastronomia Italiana

Curitiba sedia etapa brasileira da Copa do Mundo de Tiramisù

 Tiramisù campeão de Fabio Peyla, categoria Original
Tiramisù campeão de Fabio Peyla, categoria Original (Foto: Gillo Brunisso)

Curitiba será sede de um campeonato muito saboroso: a etapa brasileira da Copa do Mundo de Tiramisù que acontece na próxima sexta-feira, dia 22, às 15 horas, na unidade de gastronomia do Centro Europeu. O evento ocorre dentro da programação da Semana de Gastronomia Italiana no Mundo, de 18 a 24 de novembro. Durante a execução da receita, os candidatos deverão usar apenas os seis ingredientes originais do Tiramisù: savoiardi (biscoitos italianos que lembram os “biscoitos champagne”), queijo mascarpone, ovos, café, cacau em pó e açúcar. Todos os ingredientes serão fornecidos para os participantes. Curitiba será a cidade-sede na América do Sul da Copa do Mundo de Tiramisú em 2020, que vai premiar dois vencedores com uma viagem para o campeonato mundial na Italia.

A exemplo do que acontece na Itália, todos os participantes devem ser confeiteiros amadores. Os dois campeões mundiais de 2019, a professora Sara Arrigoni, 27 anos, e o gerente de marketing Fabio Peyla, 40 anos, competiram no início deste mês na Itália com mais de seiscentos participantes. Os dois chegam a Curitiba esta semana para promover a primeira eliminatória brasileira que vai acontecer em 2020 em Curitiba e, além da avaliação de prova prática dos concorrentes brasileiros, eles vão realizar uma aula-show de tiramisù, gratuita e aberta ao público, na sexta-feira, às 10h30, no Hotel do centro Europeu, na Praça Osório.

Este ano foram selecionados sete participantes que vão disputar o melhor Tiramisú tradicional - usando apenas os ingredientes clássicos do Tiramisù, fornecidos pelos organizadores do evento. A avaliação dos candidatos é rigorosa e deve preencher requisitos como a prática de execução da receita, o equilíbrio da montagem, a aparência, o sabor, a harmonia e a intensidade do paladar. Os dois primeiros lugares estarão automaticamente inscritos para a seleção nacional da TWC, em julho do ano que vem, em Curitiba e o vencedor ganhará um curso de pasticeria completo oferecido pelo Centro Europeu. O público poderá acompanhar tudo e fazer degustação dos pratos, após a votação dos jurados.

Para os concorrentes brasileiros, Fabio Peyla, campeão mundial do Tiramisù Original, deixa suas dicas: “A receita precisa ter um equilíbrio adequado do doce. No início, também precisa bater bem o açúcar e os ovos, sem exagerar com a quantidade de café”, ensina. Já Sara Arrigoni (que conquistou os jurados com sua receita que usa açúcar mascavo no lugar de açúcar branco, além de lima, menta e aroma de rum) vencedora na categoria Tiramisù Criativo, o maior desafio é “fazer uma receita com um sabor único, mas mantendo a identidade de cada ingrediente”, revela.

Sara e Peyla estão no Brasil a convite do Consulado Geral da Itália em Curitiba. A Twissen Group, empresa especializada em turismo gastronômico é a organizadora geral da Tiramisù World Cup (https://tiramisuworldcup.com/en/), realizada na Itália. Francesco Redi, criador da TWC e diretor da Twissen, confessa que está ansioso pelo início da etapa brasileira e que o Brasil será o primeiro país fora da comunidade europeia a sediar uma uma eliminatória da Copa do Mundo de Tiramisù.

Serviço: Tiramisù World Cup

Aula-show com Sara Arrigoni e Fabio Peyla. Sexta-feira, dia 22, às 10h30.

Local: Hotel Centro Europeu – Praça Osório,

Prova prática:

Local: Centro Europeu (unidade de gastronomia) – Alameda Princesa Izabel, 1300 – Bigorrilho. Inscrições encerradas.

Todos os eventos são abertos ao público e com entrada franca.

Mais informações: (41) 3324-6669

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES