Tem criança pequena em casa, na faixa etária de 6 meses de idade a 4 anos, 11 meses e 29 dias? Então leve para tomar a vacina contra a gripe. A Prefeitura de Curitiba está com 18 unidades de saúde até as 17 horas deste sábado (12/05), participando do Dia D da Vacinação contra a Gripe. (Veja a lista completa no final deste texto).

Se não for possível ir hoje, a Prefeitura de Curitiba oferecerá a vacina em 110 unidades de saúde, até 1º de junho. São 463 mil doses no estoque e 201 mil já foram aplicadas. Neste sábado, até o meio dia foram ministradas 2,5 mil doses.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, o médico Alcides Oliveira, explica que a vacina é gratuita para este público além de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê e professores de escolas públicas e privadas. (Veja a lista completa para quem a vacina é disponibilizada abaixo).

Frio e gripe

“Caiu a temperatura, o vírus começa a circular. No Brasil, os tipos mais comuns são o da Influenza A – H3N2 e H1N1. A vacina que estamos aplicando neste dia de esforço nacional contra a doença, determinado pelo Ministério da Saúde, é muito eficaz”, disse o médico sanitarista, que acompanhou a vacinação na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho.

Oliveira alerta sobre a importância da população adotar medidas preventivas para evitar a gripe. “Lavar bem as mãos regularmente, usar álcool 70 para desinfetar, arejar os ambientes e cobrir a boca com a parte interna do braço ao tossir ou espirrar”, orientou o médico.

O simples ato de lavar constantemente as mãos evita uma série de problemas de saúde e reduz em cerca de 40% o contágio de doenças em geral garante o médico. Quando não for possível higienizar as mãos com água e sabonete, as pessoas devem usar álcool gel. Outra dica importante é evitar aglomerações e locais fechados sempre que possível.

Fique atento aos sintomas

Se tiver os sintomas de gripe (febre, tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios) é importante buscar atendimento médico para receber orientação sobre a necessidade de tratamento com medicação.

Antônio Casemiro comprovou a qualidade de vida que o medicamento traz para o público da terceira idade. Aos 82 anos, compareceu à Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho para tomar a dose anual de vacina. “Faz anos que não sei o que é gripe”, contou.

Vera Ramos, de 60 anos, disse esta animada por passar mais um Dia da Mães livre de tosses e espirros. “Não precisa ter medo. Eu recomendo a vacina”. Quem também não quis saber de baixar a guarda para o vírus, foi a gestante Vanessa Becher, 31 anos, moradora da CIC. Grávida do terceiro filho, colocou a saúde em primeiro lugar. “As outras duas crianças vão ser imunizadas também”, afirmou.
 

Maya Caffaro, uma menininha de 2 anos e 11 meses, que mora no Bigorrilho, também foi imunizada contra à gripe na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho. “Lá em casa todos tomam a vacina. É muito melhor prevenir e observar os hábitos de higiene necessários do que ficar doente”, justificou Yeda Caffaro, mãe de Maya que quase nem chorou para tomar a vacina.

 

Grupos com indicação da vacina na rede pública: 

O público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe é definido pelo Ministério da Saúde. Para tomar a vacina, basta ir a uma unidade de saúde e apresentar um documento oficial. Em alguns casos, é preciso apresentar também um documento que comprove que o usuário se enquadra em algum destes públicos:

– Crianças de 6 meses de idade a 4 anos, 11 meses e 29 dias;

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como trissomias, doença respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade e transplantados (se não fizer o acompanhamento na unidade de saúde é preciso apresentar solicitação ou prescrição médica com o motivo da indicação da vacina);

– Gestantes, independente do mês gestacional;

– Mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê (apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão-gestante ou documento do hospital em que ocorreu o parto);

– Trabalhadores da saúde (apresentar declaração do vínculo de atuação);

– Professores de escolas públicas ou privadas (apresentar documento que comprove vínculo de atuação, como crachá ou declaração da instituição em que atua);

– População indígena. 

________________________________________
Unidades Básicas de Saúde que participam do Dia D

Distrito Sanitário Bairro Novo 

U.S Sambaqui (Rua Roberto Dala Barba, 44, Sítio Cercado)

U.S. Parigot de Souza (Rua João Eloy de Souza, 111, Sitio Cercado)

U.S. Osternack (Rua Miguel Rossetim, 100 – Vila Osternack)

________________________________________
Distrito Sanitário CIC

 
U.S. Caiuá (R. Arnaud Ferreira Vellozo, 200, Cidade Industrial)

U.S. Oswaldo Cruz (R. Pedro Gusso, 3749, Cidade Industrial)

________________________________________
 

Distrito Sanitário Santa Felicidade

U.S Nova Orleans (Avenida Vereador Toaldo Túlio, 4577, Orleans)

________________________________________
Distrito Sanitário Portão

U.S Estrela (Rua Francisco Nowotarski, 78, Fazendinha)

________________________________________
Distrito Sanitário Boqueirão

U.S Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer)

________________________________________
Distrito Sanitário Cajuru

U.S Cajuru (Rua Pedro Bochino, 750, Vila Oficinas)

________________________________________
Distrito Sanitário Matriz

U.S Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio s/n.º, Praça Ouvidor Pardinho)

________________________________________
Distrito Sanitário Boa Vista

U.S Bairro Alto (R. Jornalista Alceu Chichorro, 314, Bairro Alto)

U.S Pilarzinho (R. Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho)

________________________________________
Distrito Sanitário Pinheirinho 

U.S Concórdia (Rua Dilermano Pereira de Almeida, 700, Pinheirinho)

U.S Fanny Lindóia (Rua Condes dos Arcos, 295, Lindóia)

________________________________________
Distrito Sanitário Tatuquara  

U.S Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana)

U.S Caximba (Rua Delegado Bruno de Almeida, 7.881, Caximba) 

U.S Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara) 

U.S Dom Bosco (Rua Ângelo Tosin, 100, Campo do Santana)