A agenda cultural da capital paranaense está movimentada nesta próxima semana. Uma mostra especial e uma exposição permanente celebram o renomado cineasta italiano Federico Fellini, que faria 100 anos. Além disso, até o dia 26 de janeiro, acontece a 37ª Oficina de Música de Curitiba, com apresentações e atividades gratuitas para adultos e crianças. Pra quem ainda não visitou, a Bienal de Curitiba segue em diversos espaços culturais. E já tem bloco pré-carnavalesco agitando as ruas também!

Confira algumas opções na coluna de hoje e não deixe de acessar nosso site para saber de outros eventos que acontecerão nos próximos dias. O endereço é www.curitibadegraca.com.br


Divulgação/Antonio Cava

Centenário de Federico Fellini | Exposição eterniza diretor italiano em Curitiba

O cineasta italiano Federico Fellini, que faria 100 anos neste mês, está ganhando um espaço para ficar eternizado em Curitiba. O Museu Guido Viaro (Rua XV de Novembro, 1348 – Centro) abre na próxima quinta-feira, 23 de janeiro, às 19h, uma exposição permanente com obras e objeitos doados pelo produtor cultural e curador Antonio Cava.

A coleção possui uma vasta galeria de filmes, documentários, retratos, fotografias, desenhos, ilustrações e mais de 100 livros sobre o diretor italiano adquiridos com exclusividade. Boa parte das peças foi obtida na cidade de Rimini, na Itália, como as reproduções dos desenhos da Fundação Fellini. Alguns livros e cartazes também vieram de livrarias e antiquários de Roma

A entrada ao Museu Guido Viaro é gratuita. O espaço abre de terça a sábado, das 14h às 18h.


Centenário de Federico Fellini | Filmes clássicos são exibidos no Cine Passeio

Na segunda-feira, 20 de janeiro, data em que Federico Fellini faria 100 anos, o Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro) abrirá, excepcionalmente, para exibir a Mostra Buon Compleanno, Fellini. Os filmes escolhidos são: Os Boas-Vidas, de 1953; A Doce Vida, de 1960; 8 e 1/2, de 1963; Julieta dos Espíritos, de 1965; Amarcord, de 1973; Casanova, de 1976; Ensaio de Orquestra, de 1978, E La Nave Vá, de 1983 e A Voz da Lua de 1990.

As sessões iniciam às 11h e seguem até às 20h – a última será no terraço do cinema. Antes da sessões noturnas, o público também poderá assistir pocket-shows de músicas de Nino Rota (grande parceiro de Fellini em bem 17 de seus filmes) executadas pelo grupo Cine Som.

A entrada é gratuita – os ingressos começarão a ser distribuídos na bilheteria, uma hora antes de cada sessão. Em nosso site (www.curitibadegraca.com.br), você encontra a programação completa e mais informações. .


Lucilia Guimarães/FCC (arquivo)

Capela Santa Maria recebe mais uma edição da Jazztronômica, evento da Oficina de Música de Curitiba.

Oficina de Música tem diversas apresentações para crianças e adultos

A última semana da Oficina de Música de Curitiba tem eventos variados e gratuitos para adultos e crianças. A programação inclui concertos de músicas clássica e antiga em igrejas. Até terça, dia 21, a centenária Capela da Glória (Avenida João Gualberto, 565 – Alto da Glória) tem apresentações sempre às 12h30, que retornam no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de janeiro.

Já no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/nº – Centro), as crianças poderão se divertir na Oficininha Barulhando, uma ação em parceria com o Grupo Tupi Pererê que terá jogos, ritmos, rodas e uma bagunça boa misturando sons, corpo e voz. As atividades acontecem de segunda a sexta, 20 a 24 de janeiro, das 14h às 17h. O parque também é palco de atrações musicais gratuitas para os mais crescidos, às 18h30.

A Jazztronômica, que une feira gastronômica e música, ocorre mais uma vez no pátio da Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), sempre das 10h às 22h, até o último dia da Oficina de Música, em 26 de janeiro. As apresentações musicais são às 12h30 e 18h30, de segunda a sexta-feira, e às 12h30, às 16h e às 21h30 no fim de semana.

A programação completa da Oficina de Música está disponível no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br


Pré-Carnaval com novidades em Curitiba

A alegria do Carnaval começa a agitar a cidade nos fins de semana. Neste ano, uma novidade desfila pelas ruas do Centro Histórico: o Bloco de Pífanos de Curitiba, que apresenta um repertório musical com composições de mestres da música popular nordestina, como Edmilson do Pífano e João do Pife; de autores que se apropriaram da tradição musical popular, como Carlos Malta; e de gênios como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

O Bloco de Pífanos de Curitiba está programado para sair todos os domingos de janeiro, às 16h, sempre partindo do Paço Municipal e seguindo pelas ruas Riachuelo e São Francisco até as Ruínas de São Francisco, com paradas em pontos como o Largo da Ordem e a escultura do Cavalo Babão. Você encontra outras informações em nosso site (www.curitibadegraca.com.br).


Cido Marques


Mostra Nômades e Fronteiriços no MuMa é uma das exposições da Bienal e Curitiba.

Bienal de Curitiba segue até março 

Para quem ainda não visitou a 14ª Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba, é uma ótima opção cultural para a semana. A entrada é gratuita em oito museus e mais de 20 outros espaços, como galerias de arte, a Biblioteca Pública do Paraná, e até terminais de ônibus.

Nesta edição, a curadoria é do espanhol Adolfo Montejo Navas e da brasileira residente em Berlim, na Alemanha, Tereza de Arruda. O tema é “Fronteiras em Aberto”, que propõe um diálogo com a nova situação de refronteiras e desfronteiras do mundo atual, com a desconstrução das noções de fronteiras físicas, as transformações que elas sofrem no decorrer do tempo a partir das relações mutantes entre sujeito e espaço, procurando uma nova cartografia simbólica, de novos sinais.

A Bienal de Curitiba vai até o dia 1º de março. No site oficial (www.bienaldecuritiba.com.br), você encontra todos os endereços e programação.